Viver

Palavra de Honra | Olhar, olhos nos olhos, é uma virtude que já poucos têm

17 jul 2022 11:07

Carlos Valente, director geral da SAD da União de Leiria

palavra-de-honra-or-olhar-olhos-nos-olhos-e-uma-virtude-que-ja-poucos-tem

Já não há paciência… Para aqueles que julgam ser e não são. Aprecio pessoas puras, sinceras e verdadeiras. Olhar, olhos nos olhos é uma virtude que hoje em dia, já poucos têm.

Detesto… a falta de respeito e a injustiça e os sujeitos que para subirem na vida gostam de calcar quem os rodeia, humilhando-os.

A ideia… se todos dermos um pouco de nós em prol daquilo que é bom, o mundo será sempre maravilhoso. Vale a pena pensar nos outros.

Questiono-me se… não teria vocação para ser missionário. Encontrar missões é fácil pois espirito tenho eu.

Adoro… um bom mergulho no estilo “Snorkel”, imaginar que sou um superstar no mundo do surf e como complemento, cozinhar uma “Paella” para a família ao ritmo do Bob Marley, sem esquecer as minis no congelador.

Lembro-me tantas vezes… das pessoas que por nós passaram e nos deixaram marcas, daquelas que podiam e deviam estar aqui e agora, do tempo bem passado e daquele que foi perdido em motivos fúteis mas, o destino é tramado, o comboio segue e não pára.

Desejo secretamente… isso é para se dizer? Aprendi que um segredo é sempre um segredo, não se pode dizer a ninguém. Quanto ao desejo, apenas que aqueles que não simpatizam comigo, sejam felizes!

Tenho saudades… de voltar a ouvir aquilo que não gostava de ouvir e que tantas vezes o meu pai gostava de cantar. Só agora sei dar valor ao som dessas melodias e ralhetes.

O medo que tive… imagina-te a andar num parque aquático e de repente surge, mesmo ali, à tua frente, a miúda gira que traz ao pescoço uma serpente gigante. Fugi, nem sei como sobrevivi.

Sinto vergonha alheia… de ver tanta abundância e estragação com pessoas a morrer à fome e à sede.

O futuro… a Deus pertence, mas eu quero viver o presente e estar bem comigo próprio e saber, em consciência, que faço aquilo que tinha de ser feito. Só assim lá chegarei.

Se eu encontrar… o Marcelo Rebelo de Sousa não vou fazer de emplastro nem vou querer uma selfie. Convido-o para uma imperial, mas tem de ser ele a pagar.

Prometo… Não gosto de prometer para não falhar, prefiro surpreender. Mas para vocês prometo ser quem sou.

Tenho orgulho… das minhas raízes, do que quis ser e já fui, da força de vontade que sempre tive em superar desafios e obstáculos e, principalmente, da humildade e da simplicidade, as companheiras inseparáveis que trago comigo desde que me conheço.