Economia

Pandemia faz cair mercado do vending pelo menos 15% este ano

26 out 2020 15:26

Vale 560 milhões de euros e tem vindo a crescer, mas este ano vai cair. Empresas da região que se dedicam ao vending confirmam quebra na actividade

pandemia-faz-cair-mercado-do-vending-pelo-menos-15percent-este-ano
Segmento das bebidas quentes rendeu 100 milhões de euros no ano passado
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

O valor do mercado do vending em Portugal deverá recuar cerca de 15% em 2020, situando-se nos 475 milhões de euros, que comparam com os 560 milhões do ano passado.

É o resultado do “impacto da pandemia da Covid-19, que provocou uma significativa deterioração do consumo privado e da actividade empresarial”, aponta a análise sectorial da Informa D&B.

“Só 15%? Penso que será mais”, atira Luís Rebelo, gerente da Rebelo Vending, empresa do concelho de Alcobaça que durante o estado de emergência sentiu uma quebra de 50% na actividade. “As empresas reduziram o seu pessoal, logo passou a haver menos gente a consumir”, diz o empresário, que explora máquinas de bebidas quentes e de snacks.

Com o desconfinamento a empresa foi retomando a actividade, que estende pela zona Centro, mas ainda longe dos níveis de antes da pandemia. Por isso, Luís Rebelo estima que no final do ano as quebras sejam de pelo menos 30%.

Foi com quebras desta ordem que a Paladar Ideal fechou o primeiro semestre. A empresa de Leiria explora máquinas de bebidas quentes e snacks na zona centro (área mais forte é a Marinha Grande) e César Cunha, gerente, admite que até pensou que com o encerramento dos cafés, durante o período de confinamento, o seu negócio pudesse crescer.

“Mas não. Muitas das empresas nossas clientes fizeram lay-off, pelo que passou a haver menos gente a recorrer às máquinas. Por outro lado, senti que as pessoas tinham medo de usar as máquinas de vending”, explana.

Sediada no concelho de Leiria, A Super 2000 e 2 actua na zona entre Viseu e Peniche e explora igualmente máquinas de bebidas quentes e snacks. “Neste momento estamos a colocar máscaras nas máquinas”, conta Ana

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ