Economia

Panicongelados investe 12,7 milhões para exportar mais

21 jan 2016 00:00

A Panicongelados vai investir nos próximos dois anos 12,7 milhões de euros numa nova linha de pastelaria. Reforçar a internacionalização é o objectivo

panicongelados-investe-127-milhoes-para-exportar-mais-2863
Raquel de Sousa Silva

No ano passado, exportou 15% da produção. Este ano, deverá vender para o exterior entre 25 e 35%.

E quando estiver a funcionar a nova linha de produção que será instalada no âmbito de um investimento superior a 12 milhões de euros recentemente iniciado, a Panicongelados poderá aumentar a percentagem de vendas para os mercados externos.

Pedro Mendes, administrador da empresa do concelho de Leiria que produz padaria e pastelaria ultracongelada, reconheceu anteontem, durante uma visita do ministro da economia, que “o foco é a internacionalização”.

A Panicongelados recebeu Caldeira Cabral e João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, por ser das empresas às quais já começaram a ser pagos os incentivos do Portugal 2020, no âmbito do Plano 100.

Segundo informação do gabinete do ministro, pretende-se injectar 100 milhões de euros nas empresas nos primeiros 100 dias de governo, para acelerar o investimento empresarial. “A mensagem que queremos deixar aos empresários é que de facto os pagamentos dos incentivos comunitários estão a acontecer”, explicou Caldeira Cabral aos jornalistas.

Afirmou que este executivo constatou que “estava a haver alguns problemas nos pagamentos”, por falhas operacionais e de articulação entre as várias entidades, e assegurou que foram tomadas medidas para inverter essa situação, como simplificação dos pagamentos e dispensa de garantias bancárias.

“Era um problema para alguns empresários, não conseguiam receber o dinheiro porque não conseguiam ter as garantias bancárias em tempo útil”, reconheceu o ministro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo