Economia

Pão de medronho premiado pela inovação

6 jul 2019 00:00

Produto deverá estar à venda no final deste ano em Leiria e noutros distritos

pao-de-medronho-premiado-pela-inovacao-10423
Raquel de Sousa Silva

Acaba de obter o terceiro lugar no quarto Concurso de Ideias Agriempreende, que decorreu recentemente no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação e distingue ideias inovadoras no sector agrícola.

Falamos do pão de medronho, desenvolvido nos últimos cinco anos no decurso dos trabalhos de investigação do promotor, Rui Lopes, finalista da licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde e estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar na Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar.

Em fase de conclusão dos processos produtivos, em colaboração com a Padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo (Leiria), este é um pão feito com “com farinhas não corrigidas, de longevidade superior, mantendo a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil”, explica Rui Lopes.

“A disponibilização deste pão aromático no mercado pretende dar resposta aos consumidores que procuram produtos alimentares mais naturais e saudáveis, com benefícios para a saúde, e que podem ao mesmo tempo apoiar a fileira do medronho”, adianta o promotor.

Ao longo do projecto de investigação foi possível encontrar soluções tecnológicas que contribuem para a resolução de alguns problemas no processamento deste fruto na indústria de transformação alimentar.

Por utro lado, “está prevista a continuidade dos projectos de investigação na área da inovação em nutrição no Politécnico de Leiria com empresas do sector e comunidade. Esta evolução permitirá ajudar a fileira do medronho a reorganizar as estratégias agro-industriais e, deste modo, contribuir para a economia das populações do interior de Portugal, onde este fruto poderá ter forte expressão económica agro-florestal e na preservação dos habitats naturais”, explica R

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ