Sociedade

Papa ficará duas horas em Fátima para rezar na Capelinha das Aparições

6 jun 2023 15:42

Francisco estará na Cova da Iria na manhã do dia 5 de Agosto, sábado, e rezará com jovens doentes e com deficiência.

papa-ficara-duas-horas-em-fatima-para-rezar-na-capelinha-das-aparicoes
Em 2017, o Papa Francisco esteve em Fátima nos dias 12 e 13 de Maio
Jornal de Leiria/Arquivo

O programa da visita do Papa Francisco a Fátima, no dia 5 de Agosto, prevê que o Santo Padre fique duas horas na Cova da Iria, para rezar na Capelinha das Aparições, acompanhado de jovens doentes e com deficiência.

De acordo com informação divulgada, esta tarde, pelo Santuário, o chefe da Igreja Católica chegará de helicóptero ao Estádio Municipal Papa Francisco e seguirá “de imediato” para a Capelinha das Aparições. Aí, "presidirá à oração do terço e dirigirá umas palavras aos peregrinos presentes”.

O programado é que esteja no Santuário “entre as 9 e as 11 horas”, regressando depois a Lisboa, onde preside à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Entretanto, a GNR revelou já alguns dados referentes à operação montada para a visita do Papa a Fátima, que mobilizará 2.600 elementos, entre os quais polícias de França, Espanha e Itália. Será, segundo o comandante-geral da GNR, o dia de “maior esforço de efectivos a empreender no âmbito da deslocação de Francisco a Portugal. Citado pela agência Lusa, José Santos Correia considerou que a operação em Fátima será a “mais complicada”, devido à maior concentração de pessoas

O Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto. De acordo com o programa oficial agora conhecido, chega ao aeroporto de Figo Maduro na manhã do dia, partindo depois para encontros com o Presidente da República no Palácio de Belém. Segue-se um encontro no Centro Cultural de Belém com as autoridades, elementos da sociedade civil e corpo diplomático. Pelas 16:45 horas, o Santo Padre recebe o primeiro-ministro na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

O programa do dia 3, prevê que o Papa visite a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se encontrará com jovens universitários, e que participe numa celebração de acolhimento com jovens no Parque Eduardo VII, entre outras iniciativas.

Do programa da visita de Francisco a Portugal fazem ainda parte encontros do Papa com representantes de centros de assistência sócio-caritativa, um almoço com jovens, participação na Via-Sacra no Parque Eduardo VII e na vigília da JMJ no Parque Tejo. Este último momento, a realizar na noite do dia 5, terá transmissão em directo nos ecrãs do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.

No último dia em Portugal, o Papa presidirá à missa da JMJ, a partir das 9 horas e que também será transmita em directo na Cova da Iria.