Sociedade

Papa vai rezar com jovens doentes e reclusos em Fátima

5 jul 2023 12:11

Numa mensagem dirigida aos peregrinos, o reitor do Santuário de Fátima diz esperar um recinto cheio para acolher Francisco

papa-vai-rezar-com-jovens-doentes-e-reclusos-em-fatima
Redacção/Agência Lusa

O Papa Francisco vai ter jovens doentes e reclusos a rezarem com ele na Capelinha das Aparições, em Fátima, quando visitar pela segunda vez aquele espaço, em 05 de Agosto, informou o reitor do santuário.

Numa mensagem dirigida aos peregrinos, divulgada na página do Santuário de Fátima na Internet, o padre Carlos Cabecinhas deixa o convite para que “na manhã de sábado, dia 05 de Agosto, possam estar em Fátima para rezar com o Santo Padre”.

O reitor adianta que “mais próximo dele [Papa], a rezar na Capelinha, estarão jovens doentes e jovens reclusos”.

Segundo o programa previsto, o Papa Francisco chegará ao Santuário de Fátima às 09:00 de dia 05 de Agosto e rezará na Capelinha das Aparições.

“O Sumo Pontífice atravessará o Recinto de Oração no papamóvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições, onde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do Terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos presentes e seguirá para Lisboa”, informa o Santuário.

O Santuário revela também que para acolher o Papa e todos os jovens que se deslocarão a Lisboa, mas que passarão por Fátima, seja no período que antecede a JMJ seja nos dias seguintes à Jornada, “está a organizar um conjunto de iniciativas de forma a proporcionar aos mais jovens a experiência deste lugar e do acontecimento que lhe deu projecção”.

O destaque vai para a “Aldeia Jovem”, onde serão acolhidos os jovens, possibilitando-lhes facilidades de pernoita (em regime de acantonamento e acampamento) e alimentação, a par de um conjunto de seis caminhos para chegar a Fátima a pé, “com base nos percursos de peregrinação já consagrados e devidamente sinalizados”.

“Cada percurso tem associado um tema ligado à mensagem de Fátima e tem como ponto de partida uma igreja”, acrescenta o Santuário, que promoverá, ainda, ‘workshops’ temáticos “em torno de temas da fé cristã fundamentais na mensagem de Fátima: Adoração, Imaculado Coração, Rosário e Sacrifício”.