Viver

Paper View abre hoje novo espaço e anuncia mais de 30 edições

1 nov 2021 11:30

Inauguração com spoken word por Valério Romão e José Anjos, projecção de curtas, lançamento de duas zines e a exposição Linha, de João Fazenda

paper-view-abre-hoje-novo-espaco-e-anuncia-mais-de-30-edicoes
Linha, de João Fazenda, exposição para ver no espaço Paper View, em Leiria
DR

A editora independente Paper View espera disponibilizar mais de 30 novas edições ao longo do mês de Novembro, a começar com o lançamento, esta tarde, das zines Outline e Confinamento.

O espaço Paper View, dirigido por Sal Nunkachov, inaugura hoje, 1 de Novembro, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.

Pelas 17 horas, abre a exposição Linha, de João Fazenda.

Durante a tarde, está prevista a projecção de três curtas de João Fazenda com argumento de João Paulo Cotrim e ainda a curta Copyshop, de Virgil Widrich.

Às 18:30 horas, spoken word e Charles Bukowski, por Valério Romão e José Anjos.

Segundo Sal Nunkachov, as edições previstas para Novembro incluem livros de Fred Free, Derek Beaulieu, Gary Barwin, Gregory Betts, Billy Mavreas, Geof Huth e James Knight, entre outros.

Foto de Ricardo Graça

O espaço Paper View é livraria e alfarrabista com foco na edição de autor e na edição independente, galeria e centro de serviços de impressão com recurso a equipamentos considerados obsoletos, o mais antigo do início do século XX, ali reunidos numa espécie de pequeno núcleo museológico.

É, também, oficina gráfica de pesquisa e experimentação e lugar para tudo o que se relaciona com a impressão e com o livro, dentro do objectivo de resgatar memórias e explorar técnicas e processos.

Com um longo histórico na edição independente e na organização de eventos relacionados com a edição independente, a Paper View ambiciona trazer especialistas a Leiria para formações ou exposições e continuar a cooperar em redes nacionais e internacionais.

No dia 19 de Novembro, recebe uma exposição de Fernando Aguiar e a apresentação do livro Micróbios, de Henrique Manuel Bento Fialho.

Mara Mures coordena o workshop Pigmentos no dia 20 e António Palmeira orienta um workshop de cianotipia a 27 de Novembro.

No dia seguinte, 28 de Novembro, está agendado mais um lançamento, Depois do Crime, de Rita Marrafa de Carvalho.