Sociedade

Para Miguel Esteves Cardoso, a ginja MSR de Alcobaça é o melhor licor do mundo

29 jan 2018 00:00

Crónica no Público elege marca com origem e produção no distrito de Leiria.

para-miguel-esteves-cardoso-a-ginja-msr-de-alcobaca-e-o-melhor-licor-do-mundo-8048
Numa crónica publicada no suplemento Fugas, do jornal Público, o escritor e jornalista Miguel Esteves Cardoso elege o melhor licor de ginja no mercado... e o resultado é uma marca com origem e produção no distrito de Leiria. 

"A melhor ginjinha portuguesa é também o melhor licor de ginja do mundo inteiro, por ser, precisamente, o mais puro, feito apenas de cinco elementos (ginjas de Alcobaça, álcool, água e estágio em madeira) sem quaisquer outras adições: é a ginjinha de Alcobaça M.S.R.", refere Miguel Esteves Cardoso, no texto publicado sábado, 27 de Janeiro.

"A qualidade não só se tem mantido como tem melhorado de ano para ano, graças ao zelo e à sabedoria dos produtores", acrescenta. "Cada vez que compro uma garrafinha tenho medo que tenha mudado — mas nunca muda. A ginjinha M.S.R é feita a partir de uma variedade de ginjas de Alcobaça que é única no mundo. A ginja tem duas folhas no pé e tem duas características: uma acidez elevadíssima e, ao mesmo tempo, um teor de açúcar muito alto".

De acordo com o escritor, "o resultado é um licor muito leve, límpido e deliciosamente acidulado. Bebe-se devagar, deixando a língua acordar com a limpeza do fruto onde a adstringência faz parte da personalidade".

Miguel Esteves Cardoso começa por lembrar que "Portugal é o país das ginjinhas. Há uma vasta variedade de ginjinhas e é divertido classificá-las. Há as ginjinhas caseiras, as ginjinhas industriais, as ginjinhas lisboetas, as ginjinhas de Óbidos e as ginjinhas de Alcobaça".

Ou seja, "há ginjinhas para todos os gostos". Mas "só a ginjinha M.S.R. tem a delicadeza e a frescura bastantes para reflectir a delícia da própria ginja. É a ginjinha para quem gosta de ginja", conclui.