Sociedade

Paraplégico há 47 anos, Manuel Sousa repara e adapta cadeira de rodas

2 out 2020 12:44

Natural de Maceira, Leiria, ajuda idosos e atletas, não só das 'suas' equipas (basquetebol e andebol adaptado da Associação Portuguesa de deficientes - Delegação Distrital de Leiria), mas também de formações adversárias.

paraplegico-ha-47-anos-manuel-sousa-repara-e-adapta-cadeira-de-rodas
Manuel Sousa transformou um anexo da casa em oficina, onde faz as reparações
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Um acidente, ocorrido no Natal de 1972, mudou-lhe a vida para sempre, mas não lhe cerceou a determinação de ajudar os outros. Paraplégico há 47 anos, Manuel Sousa tem, ao longo dos anos, feito a manutenção e adaptação de muitas cadeiras de rodas, quer para atletas de desporto adaptado, como ele, quer para idosos. Fá-lo gratuitamente, pelo gosto de contribuir para a “melhoria da qualidade de vida” de quem o rodeia.

A primeira adaptação foi para ele próprio, com a transformação de uma cadeira de rodas para fazer corridas. Natural de Maceira, Leiria, conta que, depois do acidente e do trabalho de reabilitação em Alcoitão, com a constatação de que não voltaria a andar, passou por uma fase de revolta, que o levou por caminhos tortuosos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ