Sociedade

Paróquia de São Mamede celebra centenário com terço em pedra

12 ago 2020 10:19

Criação de peça uniu as empresas Filstone, MRP - Sociedade Unipessoal, Mário Santos Felicíssimo – Unipessoal e Silaco

paroquia-de-sao-mamede-celebra-centenario-com-terco-em-pedra
Peça uniu várias empresas da região na sua concepção
Foto: Filstone

A Paróquia de São Mamede, concelho da Batalha, celebrou 100 anos de existência com a apresentação de  um terço de pedra calcária originária das Serras de Aire e Candeeiros, concebido pela Filstone, empresa extractiva sediada em Fátima.

A peça religiosa, foi apresentada no domingo, dia 9, numa cerimónia simbólica que juntou a população de São Mamede.

As contas do terço foram feitas a partir de um tipo de rocha calcária extraída pela Filstone, que a empresa designa por “Filstone Blue M”, caracterizada por uma “ligeira tonalidade azul”. No processo de transformação, as contas adquiriram formatos alusivos à calçada portuguesa.

“O encadeamento do terço, feito de forma manual por artesãos locais, traz igualmente um cunho único, tornando cada terço numa peça irrepetível. A pedra apresenta-se de forma natural, sem acabamento, da forma que é extraída da natureza”, refere uma nota da Filstone.

Foto: Filstone

 

As medalhas também foram personalizadas em referência à paróquia. Assim, a conta da Salvé-Rainha contém a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, de grande devoção na freguesia; a medalha central mostra o actual símbolo criado para identificar a paróquia e, no verso, o brasão da freguesia de São Mamede; e nos mistérios estão representados os orágos e capelas que, unidas à Igreja Matriz, formam a paróquia.

“Este terço é também um símbolo que representa 100 anos de um passado da história religiosa desta paróquia, com todas as comunidades que foram crescendo e que se formaram”, afirma o padre Armindo Rodrigues, pároco de São Mamede.

O terço, de edição limitada, está à venda junto à igreja paroquial.

Além da Filstone, estiveram envolvidas na concepção do terço as empresas MRP - Sociedade Unipessoal (Bairro), Silaco (Urqueira) e Mário Santos Felicíssimo – Unipessoal (Bairro), todas do concelho de Ourém.

Este projecto, de índole marcadamente religiosa, contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Mamede.