Sociedade

Parque de arvorismo do Campo Militar de São Jorge inaugura a 11 de Maio

6 mai 2019 00:00

Nova oferta do CIBA, em Porto de Mós, será uma das grandes atracções do espaço.

parque-de-arvorismo-do-campo-militar-de-sao-jorge-inaugura-a-11-de-maio-9195
Maria Anabela Silva

O pinhal do Campo Militar de São Jorge, anexo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), é a localização do Parque Aventura São Jorge, novo parque de arvorismo local, cuja inaguração está marcada para dia 11 de Maio. 

Tendo como temática os arqueiros ingleses, o novo espaço irá transportar os visitantes para o imaginário da floresta de Sherwood, que, segundo a lenda, terá servido como refúgio de Robin dos Bosques e dos seus homens, que se destingiram pela destreza com que manobravam o arco e flecha.

O projecto prevê a criação de dois circuitos, com diferentes graus de dificuldade, através do recurso a plataformas montadas na copas das árvores, cabos de aço e cordas, ao longo dos quais se contará a história dos arqueiros ingleses.

Para tal, existe "uma cenografia adequada à temática, que o visitante irá descobrir à medida que vai superando os desafios” propostos pelo campo de aventura, revela João Mareco, director do CIBA.

O responsável deste centro de interpretação, localizado em Porto de Mós, explica que a ideia nasceu de uma proposta apresentada por um dos parceiros da instituição que solicitou um espaço para a realização de actividades pontuais.

A ideia evoluiu depois para a criação de “um espaço permanente, com uma nova oferta para as escolas e visitantes, que complemente a vertente lúdica do CIBA”.

Segundo Mareco, o parque de arvorismo conta com dois circuitos - um com oito estações, “mais para principiantes”, e um outro com cerca de 18 estações –, através dos quais os visitantes poderão ir de árvore em árvore, fazendo escalada, slide, rappel e equilibrismo, entre outros exercícios.

O arvorismo consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copa das árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objectivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.