Sociedade

Parque verde de Porto Moniz, em Leiria, inaugurado no dia 1 de Outubro

20 set 2022 15:12

A data foi anunciada esta tarde pelo presidente da câmara, durante a reunião de executivo. Novo parque terá oito hectares.

O parque verde em construção na zona de Porto Moniz e Santa Clara, em Leiria, vai ser inaugurado no próximo dia 1 de Outubro. A data foi anunciada esta tarde pelo presidente da câmara, durante a reunião de executivo. Para assinalar a inauguração, está previstas actividades desportivas e culturais, com destaque para o concerto de Rodrigo Leão.

O novo parque representa um investimento na ordem de 1,2 milhões de euros, suportado pela Poligreen como pagamento de compensações decorrentes da lei no âmbito do licenciamento de um loteamento (Quinta da Malta, em construção do outro lado da A19).

O parque terá circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas.

Estão também previstas ciclovias e circuitos pedonais com o objectivo de prolongar os corredores de ambas as margens do rio Lena em direcção ao rio Lis, com ligação ao percurso Polis. No futuro, terá também acesso ao Aquapolis, recentemente anunciado pela câmara, que está previsto para a Barosa.

O parque de Porto Moniz ocupará ambas as margens do rio Lena e terá duas pontes de modo a permitir o atravessamento entre as margens do rio Lena.

Vai também dispor de equipamentos de manutenção e para os mais idosos e duas zonas para crianças e jovens (uma até aos quatro anos e outra para idades dos quatro aos 14).

Em relação às espécies arbóreas, o projecto privilegia as regionais e autóctones: amieiro, freixo, choupo-negro, choupo-de-itália, carvalho cerquinho, sobreiro, salgueiro-branco, tília-comum, carvalho-americano, salgueiro-frágil, zêlha e borrazeira-preta.

[Notícia actualizada às 16:05 horas com o programa da inauguração]

 

Concerto de Rodrigo Leão na inauguração

A inauguração será assinalada com um programa desportivo e cultural, com destaque para o concerto com Rodrigo Leão & Banda, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares (vocalista do The Gift) e Coro do Orfeão de Leiria, que apresentam o “Cinema Project – A Estranha Beleza da Vida”. Agendado para as 21:30 horas, este espectáculo contará com a projecção de imagens em vídeo da autoria de Gonçalo Santos que integram desenhos do próprio Rodrigo Leão. A abertura oficial do Parque Verde está agendada para as 14:30 horas, com animação ao longo de todo o dia e parte da noite. Entre as actividades prevista está uma mostra coreográfica da Escola de Dança Projeto Community, e apresentações pelo Ginásio Clube Acrotumbs de Leiria (GCAL), Escola de Ginástica Formação Acrobática (EGFA) e, We will rock You – Escola de Dança Staccato. No domingo, dia 2 de outubro, o novo parque recebe, em palco, o espetáculo Requiem para o séc. XXI, pelas 18 horas.