Desporto

Passado e futuro do andebol de Leiria em cima da mesa

9 dez 2022 16:30

Dinâmica, união, apoios e um director técnico são necessidades apontadas

passado-e-futuro-do-andebol-de-leiria-em-cima-da-mesa
Encontro decorreu no auditório do Estádio Municipal de Leiria
Andebol Leiria

‘Passado e presente, que futuro para o andebol leiriense?’ foi o mote do debate entre treinadores que se reuniram no serão de sábado, no auditório do Estádio Municipal de Leiria.

Com pouca adesão, mas temas importantes para a modalidade histórica no concelho, a organização, a cargo da página informal Andebol Leiria, adianta que o balanço da conversa foi “positivo”.

Das temáticas abordadas, Alexandre Mateus destaca os “pontos primordiais”: “haver a falta de um director técnico regional de andebol”, a “falta de dinâmica” para captar mais atletas, a “falta de união em prol da modalidade” e, ainda, “a necessidade de mais apoios, tanto a nível técnico, como estrutural”.

Na mesa moderada por Aurélio Silva, os treinadores recordaram o passado.

Sem esquecer “estes pavilhões, terras e gentes” onde viu nascer a ligação ao andebol, o técnico Jorge Rito admite que não entende “como é que Leiria tem boa formação e bons jogadores, mas não tem uma equipa na primeira divisão”.

“Antes a cidade vivia e transpirava andebol e acho que isso ainda se mantém um pouco porque tem gente apaixonada e tecido empresarial que pode dar suporte”, afirmou.

Para o treinador José Bento, habituado a trabalhar com a formação de clubes da região, o importante é “haver motivação e ligação” para que os atletas “não fujam da cidade”.

“Precisamos urgentemente de bons dirigentes, de dirigentes com capacidade de gestão que pensem de facto a organização das colectividades e de como criar fundos para tornar rentável a própria modalidade”, atira.

Já o técnico Marco Sousa, o fim do pavilhão na cidade pode justificar “o afastamento das pessoas que se passaram a dispersar pelos pavilhões”.

Além disso, questiona “até que ponto ter muitos clubes num distrito regionalista, e a forma como se relacionam, faz sentido ou é melhor para que a modalidade cresça”.