Viver

Passagem de ano: Carlão, Moullinex e GPU Panic para fazer a festa

30 dez 2023 10:30

Câmaras de Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pombal e Alcobaça investem em música e fogo de artifício

passagem-de-ano-carlao-moullinex-e-gpu-panic-para-fazer-a-festa
Carlão, com concerto agendado para Pombal
DR

Fogo de artíficio, sim, mas também muita música. Elsa Gomes, Kid Loco & Los Mysterios, Rita Zukt, DJ Demo, Usados Com Garantia, Nuno Fernandez e Moullinex Δ GPU Panic são os nomes já anunciados pelo Município de Leiria para os dias 30 e 31 de Dezembro.

Em Leiria, dois palcos estão a ser preparados pelo Município para receber o programa que tem a passagem do ano como pretexto. As boas-vindas a 2024 dividem-se entre a Praça Rodrigues Lobo e o Largo 5 de Outubro (em frente ao Jardim Luís de Camões). Mas também o Castelo é protagonista, como cenário para um espectáculo de música, luz, cor e efeitos pirotécnicos, ao soar das badaladas que assinalam a despedida de 2023.

Na Praça Rodrigues Lobo, o Palco Forever Young recebe logo a 30 de Dezembro, a partir das 23 horas, os DJ’s Usados Com Garantia e Nuno Fernandez, enquanto, para o dia 31 de Dezembro, estão confirmados Elsa Gomes e Kid Loco & Los Mysterios, respectivamente, às 23:30 horas e às 00:30 horas.

Natural de Leiria, Elsa Gomes tem abraçado vários géneros musicais, da bossa nova ao rock, e em 2019 editou o álbum mais recente, Amor Primeiro, dedicado ao fado. Já o colectivo Kid Loco & Los Mysterios promete, nas redes sociais, a festa mais louca do mundo com uma proposta que mistura música electrónica, funk e pimba.

Depois da meia-noite, de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, também é opção o Palco We Love To Dance, no Largo 5 de Outubro, com Rita Zukt (DJ originária de Leiria que tem actuado um pouco por todo o país), Demo (o MC dos Expensive Soul) e Moullinex Δ GPU Panic. A dupla que vai encerrar as celebrações a partir das 2:45 horas reúne o produtor, DJ e multi- -instrumentista Luís Clara Gomes (Moullinex), que em 2023 teve contratos no Japão, Reino Unido e Turquia, por exemplo, com o músico Guilherme Tomé Ribeiro (GPU Panic, também ligado aos Salto). Ambos colaboram há vários anos e GPU Panic já tinha assinado grande parte do trabalho que se ouve no álbum Requiem For Empathy, de Moullinex, de 2021.

Nazaré, Pombal, Marinha Grande, São Martinho do Porto

Em Pombal, o programa concentra-se no Jardim do Cardal, onde o Município anuncia os DJ’s Nuno Fernandez e Bagunçada, já no ano de 2024. Antes, o nome mais mediático, Carlão, vai a palco pelas 22:30 horas de 31 de Dezembro. Conhecido pelo trabalho com os Da Weasel sob o pseudónimo Pacman, mas há vários anos também a solo, num percurso que inclui os álbuns Quarenta (2015) e Entretenimento? (2018) ou o single “Assobia para o lado”, de 2020.

Na Nazaré, a animação começa a 29 de Dezembro com Jorge Guerreiro na Tenda Orbital, onde na noite de 30 actuam os Pólo Norte e a 31 os Usados Com Garantia. Também a 31 de Dezembro, a Banda Xeques Orquestra vai ao Palco Norte e depois da meia-noite e do fogo de artifício o entretenimento prossegue na Tenda Orbital com o DJ Diogo Menasso.

Na Marinha Grande, a passagem de ano organizada pelo Município tem pontos de animação na Moita, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, onde haverá concerto da banda Spice Boys e set do DJ Strada, além de fogo de artifício.

Já no concelho de Alcobaça, a festa faz-se em São Martinho do Porto, com vista para a baía. Estão anunciados pela autarquia os DJ’s Paulo Alexandre (às 17 horas, a acompanhar o último pôr-do-sol do ano), Rui Alex e Keku, e a banda Bico D’Obra.