Sociedade
Passeio convida à descoberta do polje Mira-Minde
Iniciativa realiza-se este domingo e visa assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas
O polje de Mira-Minde será, este domingo, palco de um passeio interpretativo que convida à descoberta deste sítio classificado, desde 2005, pela convenção de RAMSAR, como zona húmida de importância internacional.
Organizada pela Associação Movimento MiraMinde e pela Associação Vertigem, a caminhada tem início às 9 horas, no Largo da Igreja de Mira de Aire, e visa celebrar do Dia Mundial da Zonas Húmidas.
Estendendo-se ao longo de seis quilómetros, de “dificuldade média” e a fazer em “ritmo lento”, o percurso está pensado de forma a proporcionar “uma viagem de descoberta da flora, fauna nesta geografia ímpar”, avança a organização.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da associação Movimento Mira-Minde.
O polje é “uma depressão plana, fechada, com drenagem subterrânea, situada na região cársica mais relevante do País e parte da área de recarga de dois dos mas importantes aquíferos e nascentes cársicos de Portugal”, descreve o Instituo de Conservação da Natureza e das Florestas.
De tempos a tempos, a zona sofre episódios de inundação, “com grandes flutuações do nível freático”, que ocorrem em momentos de grande pluviosidade, como acontece por este dias, com a água a cobrir já parte do polje.