Viver

Passeios Culturais de Verão, de Leiria, arrancam no domingo

1 jul 2020 17:25

Passeios são gratuitos, mas com lugares limitados

passeios-culturais-de-verao-de-leiria-arrancam-no-domingo
Bidoeira de Cima acolhe primeiro evento deste ano
CMLeiria

Os Passeios Culturais de Verão começam no domingo, dia 5, com uma visita à Bidoeira de Cima. A iniciativa é promovida pelo Município de Leiria, em parceria com as Juntas de Freguesia e agentes culturais do concelho.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 20 participantes, cumprindo as regras de segurança emitidas pela Direcção Geral de Saúde.

Devem ser feitas até à véspera do dia da visita através do e-mail div.cultural@cm-leiria.pt ou, através do telefone 244 839 526, sendo apenas consideradas as primeiras 20 inscrições.

O Município assegurará o transporte, sem custos para os participantes, com início no Largo da República, na cidade de Leiria, cabendo a estes assumir o pagamento do seu almoço em local definido (custo médio de 12 euros).

Os Passeios Culturais de Verão desafiam todos os interessados em conhecer as 18 freguesias do concelho, a fazê-lo, através de passeios culturais aos sábados e domingos, entre os dias 5 de Julho e 6 de Setembro.

Cada um dos 18 passeios é dedicado a uma freguesia, que proporciona percursos pedestres, visitas a monumentos, a espaços de criação artística, e momentos musicais dinamizados pelas bandas filarmónicas e pelos grupos de folclore locais.

"Com o projecto Passeios Culturais de Verão, o Município, Juntas de Freguesia e agentes culturais de Leiria unem-se na oferta de um Verão diferente, aos leirienses e a quem nos visita, promovendo o património natural e cultural de cada freguesia, através de um roteiro de lazer, que, contribui, não só, para a descentralização cultural, mas também, para a dinamização da economia local", refere a autarquia em nota.

Programa - Bidoeira de Cima

9:30 horas: Recepção e saída do Largo da República (parque em frente do Município
de Leiria)

10 horas: Acolhimento pela Associação Filarmónica Bidoeirense e visita guiada à
igreja da Bidoeira de Baixo

11 horas:
- Visita comentada à exposição de fotografia alusiva à antiga Capela, na Junta
de Freguesia
- Visita à fonte antiga Fonte das Figueiras

12 horas: Visita guiada à igreja paroquial de Bidoeira de Cima

12:45 horas:
Almoço no parque de lazer da Sapateira com gastronomia tradicional da terra
(12€ - pagamento no local)

14:30 horas:
- Jogos tradicionais no Parque da Sapateira
- Visita ao núcleo etnográfico do Rancho Folclórico "As Tecedeiras", com
artesanato ao vivo

16:30 horas: Merenda

17:30 horas: Partida para Leiria