Viver

Paulo Lameiro: “Não há profissionais da cultura na nossa cidade”

7 mar 2024 07:54

O antigo coordenador do grupo executivo da Rede Cultura diz que a candidatura a capital europeia expôs as fragilidades do tecido cultural em Leiria e na região e assume que o maior problema que teve foi com os actores culturais. Responsabiliza os políticos por não aproveitarem o trabalho feito e queixa-se de ataques pessoais, duros e rasteiros. Fala em movimentações anti-candidatura. Confirma que actualmente a Rede Cultura não existe, por decisão política, apesar de ter deixado um plano de actividades para os próximos anos. Mas também assume erros

paulo-lameiro-nao-ha-profissionais-da-cultura-na-nossa-cidade
“Não fazemos avaliação. Temos medo. Porque é que o Pro Leiria age como age?”
Ricardo Graça

[Versão mais extensa da entrevista publicada hoje na edição em papel do JORNAL DE LEIRIA de 7 de Março de 2024]

Em Março de 2022, Leiria ficou fora da corrida a Capital Europeia da Cultura 2027. Volvidos dois anos, a Rede Cultura (constituída por 26 municípios) está sem actividade, apesar do projecto para os próximos anos deixado por Paulo Lameiro, que coordenou o grupo executivo da candidatura e entretanto cessou funções.

Valeu a pena?
Não tenho dúvidas sobre a resposta a essa pergunta: valeu a pena. Se calhar, não naqueles aspectos em que a comunidade e os intervenientes directos esperariam. A questão é: será que uma candidatura a capital europeia ajuda à transformação do que é o papel da cultura numa comunidade, numa cidade? E não tenho dúvidas que ajudou, em várias dimensões.

Leia também: "Capital europeia. Dois anos após o fim da candidatura, o que fica da Rede Cultura?"

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ