Sociedade

Paulo Ventura eleito coordenador de Leiria da Iniciativa Liberal

28 jan 2026 10:22

Dirigente quer dar continuidade ao trabalho das direcções anteriores e “enraizar o liberalismo em Leiria”

paulo-ventura-eleito-coordenador-de-leiria-da-iniciativa-liberal
Nas últimas autárquicas, Paulo Ventura concorreu à Câmara de Leiria
Ricardo Graça

Paulo Ventura, que nas ultimas eleições autárquicas concorreu à Câmara de Leiria, é o novo coordenador do núcleo da Iniciativa Liberal (IL) neste concelho, sucedendo a Marcos Ramos, que desempenhava a função desde a fundação da estrutura.

Os novos órgãos foram eleitos no último sábado, apresentando-se a votos com o lema “enraizar o liberalismo em Leiria”. “Enraizar significa estar presente nas freguesias, na sociedade civil, no debate público, nos problemas reais das pessoas, e, sobretudo, nas soluções concretas. Não queremos ser uma força de protesto”, declarou Paulo Ventura.

No seu discurso de tomada de posse, o dirigente disse que o novo mandato (2026-2028) assentará "numa lógica de continuidade responsável”, deixando elogios às coordenações anteriores. Além do agradecimento ao seu antecessor, “cuja liderança foi marcada pela integridade, pela responsabilidade democrática, pelo sentido institucional e por um profundo compromisso com o projeto liberal em Leiria”, Paulo Ventura fez um apelo à participação na vida do núcleo.

“Queremos um núcleo vivo, aberto, participado, presente no território, lligado às pessoas, ligado às freguesias e ligado à sociedade civil”, defendeu o liberal, reforçando que “este projecto não se constrói a partir de um grupo fechado, constrói-se com todos os membros”.

Na sua intervenção, Paulo Ventura dirigiu-se ainda aos leirienses, referindo que a IL não que ser “uma força de protesto”, nem “um partido de ruído”, mas “uma alternativa política credível, responsável, preparada e profundamente ligada” ao concelho.

Entre as prioridades para Leiria, o liberal apontou a mobilidade, com soluções que liguem as localidades e sejam “alternativas reais de transportes”, assim como a habitação “acessível e diversificada”, que permita “aos jovens, famílias e seniores viver com dignidade”.

Dos novos órgãos do Núcleo de Leiria da Iniciativa Liberal fazem também parte Diogo Porém Lopes (vice-presidente), Ana Tomás (secretária), Filipa Falcão Porém (tesoureira), e Gabriela Antunes, Lídia Franco, Matilde Almeida, Ivan Ferreira e Duarte Marques (vogais). Já a mesa do plenário é presidida por Paulo Abraúl e secretariado por Noémia Sousa.