Sociedade

Pavilhão da Juve vai acolher comunidade energética que também apoiará 143 famílias

20 mar 2023 16:05

Projecto permitirá ao clube de Leiria reduzir custos com factura energética em cerca de 50%.

pavilhao-da-juve-vai-acolher-comunidade-energetica-que-tambem-apoiara-143-familias
Central ficará na cobertura do pavilhão da Juve, em São Romão
Ricardo Graça

Há uma nova Comunidade de Energia Renovável (CER) a nascer na região, pela mão da empresa Cleanwatts e a Juventude Desportiva do Lis (Juve). O projecto contempla a instalação de uma central fotovoltaica na cobertura do pavilhão do clube, em São Romão, Leiria, com uma potência instalada de 149.5kW.

Em comunicado, a Cleanwatts salienta que o investimento será assumido “na totalidade” pela empresa e que o projecto permitirá ao clube reduzir “em cerca de 50%” os custos com energia. Serão ainda apoiadas 143 famílias carenciadas da comunidade, que “beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às actuais tarifas de mercado”.

Cm o investimento agora anunciado “cerca de 40% da energia consumida” pela Juve será produzida pela central solar, evitando-se, dessa forma, a emissão de 58 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, avança aquela nota de imprensa.

Segundo a empresa, esta Comunidade de Energia Renovável (CER) tem como objectivo “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia desta associação desportiva e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Citado naquele comunicado, José Basílio Simões, vice-chairmane co-fundador da Cleanwatts, salienta a aposta da empresa nas parcerias com associações “com forte envolvimento e impacto na comunidade”, como é o caso da Juve, para o desenvolvimento deste tipo de projecto. O administrador destaca ainda “a forte componente solidária” destas CER, através do “apoio a famílias carenciadas” e o combate “à pobreza energética”.

Por seu lado, Cristóvão Morais, vice-presidente da Juve, destaca a possibilidade de o clube pode acolher uma central fotovoltaica nas suas instalações sem necessidade de investimento próprio, permitindo “baixar os custos com energia eléctrica”, que é uma parcela importante” na estrutura de custos da associação.