Desporto
Pavilhão do Lis é inaugurado a 1 de Março com dança, andebol adaptado e futsal
O primeiro equipamento desportivo inclusivo do País vai receber o campeão nacional e europeu de futsal no dia de inauguração, nas Cortes, concelho de Leiria
O Pavilhão do Lis vai ser inaugurado “com momentos de dança, um jogo de andebol adaptado e outro de futsal” na próxima terça-feira, 1 de Março, nas Cortes, concelho de Leiria.
Em comunicado de imprensa, o Município de Leiria anuncia que o programa da inauguração do equipamento desportivo inclusivo arranca às 14:30 horas do Dia de Carnaval com a abertura oficial e um momento de dança.
“A estreia na modalidade de andebol adaptado acontece às 15 horas, após um momento de dança, com uma partida entre a Associação Portuguesa de Deficientes de Leiria e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas”, detalha a nota de imprensa.
Para as 17:30 horas está previsto o apito inicial da partida entre o actual campeão nacional e europeu de futsal, o Sporting Clube de Portugal, e a Associação Cultural Recreativa do Arnal, da Maceira.
A inauguração acontece quase seis meses depois do primeiro programa de abertura oficial do Pavilhão do Lis, agendado para 11 de Setembro de 2021 e cancelado devido ao luto nacional decretado pela morte de Jorge Sampaio.
"O Pavilhão do Lis, baptizado pelos leirienses, é uma estrutura inédita e inovadora a nível nacional, já que foi projectado para receber a prática de desporto adaptado, nomeadamente andebol, basquetebol e goalball, tendo sido reconhecido e aprovado pelo Comité Paralímpico de Portugal e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude", recorda a autarquia.
"O recinto desportivo está concebido para acolher também a realização de competições e espectáculos com altos níveis de prestação, com capacidade para receber público, pretendendo contribuir para o bem-estar e integração social dos frequentadores do pavilhão e para a crescente consciencialização para as questões da inclusão", acrescenta a nota.
Num investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, e com uma área superior a 2 mil metros quadrados, o pavilhão conta com um campo de jogos, vestiários, balneários, arrecadação, sala de apoio, área técnica, bar, espaços comerciais e uma bancada com perto de 300 lugares.
Depois da abertura oficial, o município vai delegar a gestão do equipamento desportivo à Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.