Sociedade

Pedida mais segurança na ecovia da Ortiga, em Fátima

11 mai 2021 11:15

Com inauguração prevista para Julho, o percurso já está a ser utilizado.

pedida-mais-seguranca-na-ecovia-da-ortiga-em-fatima
Ecovia liga a sede da freguesia de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga
DR

A ecovia que liga a sede da freguesia de Fátima e o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga ainda não está concluída, mas são já reclamados melhoramentos para reforçar a segurança do percurso.

O assunto foi abordado na última sessão da Assembleia Municipal de Ourém quer por Vítor Santos, eleito pelo PS, quer por uma munícipe, que reclamaram a instalação de iluminação ao longo do todo o traçado e de separadores nas zonas “mais sensíveis”.

Na sua exposição, a munícipe felicitou a Câmara por avançar com uma obra “há muito desejada”, mas lamentou as “muitas imperfeições” da ecovia, que colocam “em risco a segurança de quem ali circula”. Isto porque, apesar de a obra estar ainda em fase de acabamento, já é utilizada.

Em resposta, o presidente da Câmara, Luís Albuquerque, adiantou que serão colocados separadores nas curvas e em “alguns pontos onde possa haver maior conflito entre a circulação viária e pedonal”.

Disse também que já foi pedida à EDP a ampliação da rede eléctrica, mas que o processo “está atrasado”, e anunciou que a inauguração da ecovia deverá acontecer a 6 de Julho, dia em que a população de Fátima tem por hábito peregrinar ao santuário da Ortiga.

Orçada em cerca de 714 mil euros, a ecovia Fátima-Ortiga a é comparticipada em 128 mil euros pela American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), ao abrigo de um protocolo celebrado com o Município de Ourém.

A Ecovia Fátima-Ortiga pretende "garantir um corredor pedonal e ciclável ambientalmente sustentável, melhorando significativamente as condições de mobilidade e segurança de peões e ciclistas, assim como de automobilistas e motociclistas", referia uma nota de imprensa da Câmara de Ourém, emitida aquando da adjudicação da empreitada, que teve início no último Verão.