AUTÁRQUICAS 2021

Pedro Machado e Liliana Vieira são os candidatos do PAN às autárquicas em Leiria

29 jul 2021 12:47

Partido quer aplicar "o princípio de poluidor-pagador: se polui, paga"

pedro-machado-e-liliana-vieira-sao-os-candidatos-do-pan-as-autarquicas-em-leiria
Liliana Vieira e Pedro Machado
DR

O empresário Pedro Machado, de 42 anos, concorrerá pelo PAN (Pessoas Animais Natureza), em Setembro, à presidência da Câmara Municipal de Leiria, enquanto a técnica de análises clínicas de 35 anos, Liliana Vieira, se candidata, pelo mesmo partido à Assembleia Municipal. 

Em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, o PAN sublinha que pretende incentivar no concelho as suas ideologias de preservação ambiental e de protecção de bem-estar animal. 

Alguns dos objectivos da campanha passam pela recuperação de lagos e ribeiras, pelo aumento da fiscalização do número de explorações pecuárias intensivas e pelo apoio aos negócios de agricultura biológica com baixa utilização de recursos hídricos. 

Em consequência da poluição provocada pelas explorações suinícolas na região, o concelho de Leiria está sujeito a grandes impactos ambientais, como a contaminação das águas e do solo, refere a nota de candidatura. 

Como tal, Pedro Machado refere que o PAN não permitirá a continuação de descargas ilegais e afirma que "é necessário garantir a devida recolha e tratamento dos resíduos, imputando a factura aos empresários", aplicando "o princípio de poluidor-pagador: se polui, paga".

Sendo um concelho com uma área florestal extensa, o partido considera que, a aposta em espécies autóctones e nas medidas de videovigilância contra incêndios, são essenciais para a preservação da floresta.