Sociedade

Pedrógão e Castanheira continuam sem planos de defesa da floresta

13 jun 2019 00:00

Dois anos após o incêndio que vitimou 66 pessoas, os dois concelhos ainda não aprovaram o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

pedrogao-e-castanheira-continuam-sem-planos-de-defesa-da-floresta-10358
Alexandra Barata

Os dois concelhos mais afectados pelo incêndio de 17 de Junho de 2017, que provocou a morte a 66 pessoas, continuam sem Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) aprovado, apesar de o prazo ter terminado a 31 de Março. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tem ainda na “lista negra” do distrito de Leiria o município de Peniche.

Em Dezembro de 2018, o PMDFCI apresentado pela Câmara de Pedrógão Grande teve parecer negativo do ICNF. Entre as inúmeras “inconformidades” detectadas destaca-se o facto de a autarquia ter omitido que o concelho foi devastado pelo fogo, de há dois anos, motivos que levaram a entidade, a quem compete dar um parecer vinculativo, a chumbá-lo.

Há cerca de um mês, Valdemar Alves, presidente da Câmara de Pedrógão Grande, disse acreditar que as irregularidades detectadas pelo ICNF já tinham sido corrigidas, embora desconhecesse se o novo PMDFCI já tinha sido remetido outra vez para análise. Apesar da insistência, não respondeu às várias tentativas de contacto, para fazer um novo ponto de situação.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ