Viver

Pedrógão Grande recebe dois festivais literários separados por três dias

13 jun 2023 11:07

Festival Literário Internacional do Interior - FLII Palavras de Fogo (promovido pela cooperativa Arte-Via) e Miscellanea - Festival Literário (organizado pelo município) levam autores nacionais e internacionais a Pedrógão Grande nas próximas semanas

pedrogao-grande-recebe-dois-festivais-literarios-separados-por-tres-dias
Pedro Chagas Freitas é um dos convidados do Miscellanea
DR

Criado após os grandes incêndios de 2017 na região centro, o Festival Literário Internacional do Interior - FLII Palavras de Fogo, que em 2023 chega à sexta edição e é promovido pela cooperativa Arte-Via, leva diversas actividades ao concelho de Pedrógão Grande no próximo sábado, 17 de Junho.

Depois de um intervalo de três dias, na quarta-feira seguinte, 21 de Junho, arranca em Pedrógão Grande outro festival literário, o Miscellanea, organizado pela câmara municipal.

No sábado, 17, o FLII Palavras de Fogo propõe, em Troviscais, logo pelas 9:30 horas, uma visita ao Museu da Maçonaria com Aires Henriques – e segue ao longo da manhã com uma palestra de António Apolinário Lourenço sobre Eduardo Lourenço, um momento musical e um piquenique.

Nos dias 15, 16 e 17 de Junho, o FLII também dinamiza actividades em Ansião (entre outras, além da sessão de abertura do festival, uma conversa com José Manuel Mendes e Ana Filomena Amaral, um percurso literário e uma palestra de A. Cândido Franco sobre Mário Cesariny e Luiz Pacheco) e em Alvaiázere (entre outras, uma palestra por António Pedro Pita sobre Urbano Tavares Rodrigues, um painel com Carlos Hiran Goes e Nora Nadjarian, uma performance de poesia com Marina Kazakova e Sara Main e encontros com os autores José vaz, Maurício Vieira e Wagner Merije).

Na quarta-feira, 21, arranca o Miscellanea, que o Município de Pedrógão Grande ambiciona estabelecer como “um dos maiores festivais de literatura do país”. Intitulado em referência à obra de Miguel Leitão de Andrada, escritor e jurista natural de Pedrógão Grande que nasceu no século XVI, o certame decorre até 25 de Junho.

João Reis, Raul Minh'Alma, Pedro Chagas Freitas e José Milhazes vão estar no festival literário Miscellanea. Mário Augusto e José Fanha são outros nomes anunciados pela organização, que também confirma a participação de Milu Loureiro, André Madaleno, Isabel Ricardo, João Gouveia Monteiro, Lurdes Breda, Sofia Souto Moniz e Carolina Pascoal.

No conjunto das diversas artes, como a música e a dança, entre outras, além da literatura, o cartaz inclui, ainda, Alex Lima, António Graça de Abreu, Daniela Claro, José Rebola, Jaime Monsanto, Frei Rui Lopes, Filipe Lima, Raquel Santos e João Fanha, Telmo Melo, Luís Porto, Joana Biscaia e o grupo Sons de Casconha.

Durante cinco dias, diferentes espaços do concelho, como a Casa Municipal da Cultura, a Biblioteca Municipal, o Centro de Interpretação Turística e o Jardim da Devesa, “acolherão uma programação cultural rica, variada e apelativa, dirigida a todos os públicos, desde as crianças até às famílias”, lê-se numa nota divulgada pela Câmara de Pedrógão Grande.

Das actividades previstas, constam apresentações de livros, conversas com escritores, sessões de autógrafos, conferências, feira do livro, oficinas, poesia, música, cinema, teatro, contos, dança e magia.

O festival Miscellanea vai contemplar deslocações de escritores às escolas de Graça e Vila Facaia, zonas atingidas pelos grandes incêndios de 2017.