Sociedade

Peniche com primeira praia para cães do País

5 ago 2016 00:00

Porto de Areia Norte pode receber caninos a partir de amanhã.

peniche-com-primeira-praia-para-caes-do-pais-4731

A partir de amanhã, sábado, dia 6, já pode levar o seu cão a uma estância balnear pensada para ele: a praia do Porto de Areia Norte, em Peniche, terá as condições necessárias.

António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, revela que o desafio foi lançado à autarquia pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e pela Autoridade Marítima Nacional. No seguimento desse desafio, em reunião de câmara, realizada no passado dia 29, foi deliberada, por unanimidade, a “permanência e circulação de cães”, durante a época balnear, nesta praia. “É um modo de juntos, animais e donos, puderem desfrutar da praia”, afirma o autarca.

O presidente da Câmara adianta que foram ouvidas várias opiniões e “definidas as medidas adequadas a este tipo de uso”. Durante esta época balnear – que, em Peniche, termina a 15 de Setembro – serão feitas avaliações, de modo a ajustar condições, através dos serviços de energia e ambiente do município e em articulação com a Autoridade Marítima, esclarece o autarca. António José Correia admite que, “se tudo correr bem”, serão estudadas outras localizações.

A inauguração desta praia canina está agendada para amanhã, por volta das 19 horas. Até lá, a autarquia está a ultimar os preparativos, com a colocação de “dispensador de sacos de plástico, placard informativo, edital da Capitania do Porto de Peniche, caixotes de lixo, sinalética indicativa”, entre outras condições.

António José Correia apela à salvaguarda da saúde pública, com a utilização da praia “de forma responsável e respeitando as normas”. O autarca adianta, ainda, que o apoio e estímulo que têm recebido em relação ao projecto “excedeu as expectativas”.