Sociedade

Perto de 7,5 milhões para criar e promover caminhos seguros para peregrinos

1 out 2015 00:00

Objectivo é desviar os peregrinos da estrada nacional para vias secundárias, mais seguras, mas também mais interessantes do ponto de vista paisagístico, religioso e cultural

perto-de-75-milhoes-para-criar-e-promover-caminhos-seguros-para-peregrinos-2181
Maria Anabela Silva

Até Maio de 2017, serão investidos cerca de 7,5 milhões de euros na concretização do projecto Caminhos de Fátima, que prevê a aplicação de quatro milhões de euros na requalificação de caminhos e vias já existentes que funcionem com alternativa ao IC2/EN1.
A restante verba destina-se à sinalização, promoção e divulgação dos caminhos.
O objectivo é desviar os peregrinos da estrada nacional para vias secundárias, mais seguras, mas também mais interessantes do ponto de vista paisagístico e cultural. Pretende-se ainda certificar o caminho, que ligará a cidade do Porto à Cova da Iria, como itinerário cultural europeu.
O projecto foi apresentado esta tarde, durante uma sessão pública realizada no Santuário de Fátima. Na ocasião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro de Almeida, anunciou que está já garantindo um financiamento de 3,5 milhões de euros através dos Programas Operacionais Regionais do Centro e do Norte.
Essa verba será canalizada para a componente física da obra: requalificação e limpeza de caminhos já existentes.
No total, serão cerca de 220 quilómetros que irão ligar o Porto à Cova da Iria, um percurso que, de acordo com a coordenadora do projecto, Cristina Azevedo, é utilizado por cerca de 80% dos peregrinos que se deslocam a pé a Fátima. Com os caminhos alternativos que vão ser propostos, 96% do percurso será fora do IC2, a principal via usada pelos peregrinos que vêm da zona Norte do País.
A gestão do projecto caberá à recém-criada Associação Caminhos de Fátima, da qual fazem parte os 14 municípios abrangidos pelo caminho entre Porto e a Cova da Iria, mas que está aberta a todas as entidades públicas e privadas que se queiram associar, como frisou Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal, que irá liderar aquele novo organismo.

Clique aqui para ver o filme promocional sobre os Caminhos da Fé