Sociedade

pés 54’ em 4,5’ alerta para a violência doméstica contra mulheres

23 nov 2023 11:45

Sensibilizar a sociedade é o objectivo do projecto

Um pequeno filme vai ser lançado no dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, num projecto liderado pela União das Freguesias de Marrazes e Barosa, em parceria com a Mulher Século XXI, em Leiria.

pés 54’ em 4,5’ teve como ponto de partida e chegada o poema “pés” de Maria do Rosário Pedreira. Nasceu de encontros e partilhas entre quatro mulheres, sobreviventes de violência doméstica, que foram ou são acompanhadas pela associação Mulher Século XXI.

O objectivo, explica Catarina Dias, responsável pela iniciativa, é sensibilizar a sociedade para o flagelo que é a violência contra as mulheres e a violência doméstica, em particular, através de testemunhos na primeira pessoa, e mostrar, pelo exemplo, que é possível quebrar o ciclo da violência.

O projecto consistiu em desenvolver, sob coordenação de Catarina Dias e no âmbito do 54’ – cinquenta e quatro minutos, um objecto videográfico artístico sob a assinatura de Luís Melo, fotógrafo e videógrafo responsável pelo estúdio criativo MUSAIKO, e música original de Gabriel Neves, saxofonista de nível mundial, elemento dos Troll’s Toy, Souq e Qiu S, entre outros projectos.

 

Leio as tuas palavras numa cidade

estranha e cheira-me subitamente a

pão e a casa. Ter-te comigo é como

poder andar descalça pelo mundo.

 

in O MEU CORPO HUMANO

edição Quetzal