Economia

Pescadores dizem que suspender captura de sardinha não tem fundamento

3 nov 2017 00:00

Nazaré e Peniche querem manter quota de pesca no próximo ano.

pescadores-dizem-que-suspender-captura-de-sardinha-nao-tem-fundamento-7488
Daniela Franco Sousa

A pesca da sardinha deve ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha. Foi este o alerta deixado pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), que considera importante travar a captura da espécie de forma a fazer face à redução acentuada do stock na última década. Contudo, na região de Leiria, os pescadores de Peniche e Nazaré não encontram justificação para a suspensão da captura da sardinha e querem manter a quota de pesca actual no próximo ano.

Humberto Jorge, presidente da Associação das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (Peniche), explica que, nos últimos cinco anos, os pescadores já têm vindo a tomar medidas de redução de captura, enquadradas nas recomendações científicas do ICES. Sublinha também que este ano, além desta recomendação de captura zero, aquele organismo apresenta outras recomendações alternativas.

É por haver alternativas que os governos de Portugal e de Espanha estão a encontrar uma base de trabalho, para negociar com a Comissão Europeia, de forma a garantir o crescimento deste recurso e viabilizar a actividade económica, nota o presidente da associação.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ