Sociedade

PJ de Leiria detém autor das "burlas “Olá Pai... olá Mãe"

26 out 2022 17:16

"Podes fazer por mim e eu depois dou-te o dinheiro? Transfere 500 euros para o 91..."

pj-de-leiria-detem-autor-das-burlas-ola-pai-ola-mae
PJ refere que o número de lesados pela burla “olá mãe ou olá pai”, ainda não foi totalmente apurado
Dima Solomin@Unsplash

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria, da Polícia Judiciária (PJ), identificou e deteve um cidadão estrangeiro, com 25 anos, como presumível autor da burla “Olá Pai... olá Mãe”, no Whatsapp.

Segundo um comunicado da PJ, foi no seguimento da informação da utilização de uma conta bancária, na qual estavam a ser depositados valores, presumivelmente oriundos destas burlas realizadas através da aplicação de mensagens Whatsapp, que os agentes conseguiram fazer a identificação. 

A mensagem que dava origem à burla começava com a saudação "Olá Mãe. Perdi o telefone e estou a usar temporariamente este número", ou "Olá Pai. Este é o meu novo número. O outro fica só para o trabalho, ok?". 

Caso os destinatários respondessem, receberiam imediatamente outra: "preciso de fazer um pagamento importante, mas como perdi o telemóvel não consigo. Podes fazer por mim e eu depois dou-te o dinheiro? Transfere 500 euros para o 91...". "Não consigo entrar no MBWay com este telemóvel. Podes fazer uma transferência por mim?"

Quem acedeu e realizou a transferência, ficou sem dinheiro.

A PJ refere que o número de lesados pela burla “olá mãe ou olá pai”, ainda não foi totalmente apurado.

"Reforçando os alertas já emitidos e verificando-se um número crescente de denúncias por aquele tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, em momento algum, satisfazerem pedidos via Whatsapp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares, em nome de quem são feitas as solicitações, de transferências de dinheiro".