Viver

Plano Estratégico Municipal da Cultura para Leiria aprovado por unanimidade

8 jun 2021 18:10

Documento traça caminho para a cultura como factor de desenvolvimento nos próximos dez anos no concelho

plano-estrategico-municipal-da-cultura-para-leiria-aprovado-por-unanimidade
Leiria quer ser território de múltiplas heranças que aposta nos valores da criatividade, do diálogo e da diversidade
Ricardo Graça/Arquivo

Leiria aprovou, na reunião de Câmara desta terça-feira, o Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria.

Trata-se de um programa com um horizonte para os próximos dez anos, que foi aprovado por unanimidade.

O documento será agora submetido na próxima reunião da Assembleia Municipal para aprovação pelo eleitos municipais.

A Cultura foi assumida pelo município como "uma área estruturante" para o "desenvolvimento sustentável do concelho" e tornou-se "mais recentemente um factor determinante do processo de cooperação municipal no contexto da região, reforçado pela decisão conjunta de 26 municípios de apresentarem uma candidatura de Leiria ao título de Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027", segundo refere a autarquia em comunicado.

Unidos pelo Manifesto – Rede Cultura 2027, assinado em 2019, os 26 municípios das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, do Oeste e vários do Médio Tejo decidiram, desde 2015, reunir esforços e cooperar no sentido de promover uma candidatura regional a esta distinção europeia.

No decurso deste processo, e cumprindo os requisitos que as candidaturas a CEC implicam, de existência de uma estratégia cultural para a cidade que se prolongue além do ano do título, o Município de Leiria tomou a decisão, no final de 2019, de promover a elaboração do Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria.

O plano assenta numa visão de Leiria para o ano de 2030: Leiria, território de múltiplas heranças que aposta nos valores da criatividade, do diálogo e da diversidade, favorece um sector cultural e criativo qualificado e assegura a plena expressão artística e cultural aos cidadãos.

O documento resultou de um processo participado pela comunidade artística e cultural do concelho, através de reuniões realizadas em Juntas de Freguesia, no Estádio Municipal e online, apresentação, discussão e recolha de contributos no Conselho Municipal da Cultura e por consulta pública.