Economia

Plastidom vai poupar 6,8 milhões com instalação de painéis solares

29 mai 2022 09:00

Empresa de plásticos de Leiria aliou-se à Energia Unida

plastidom-vai-poupar-68-milhoes-com-instalacao-de-paineis-solares
Vão ser instalados mais de três mil painéis solares
Ricardo Graça

A Energia Unida, empresa da GreenVolt – Energias Renováveis, vai criar com a Plastidom/Domplex a sua primeira Comunidade de Energia Renovável no sector industrial.

A instalação de painéis solares fotovoltaicos, em contexto da Comunidade de Energia, “vai permitir reduzir significativamente as necessidades energéticas das duas unidades industriais, partilhando a restante energia com outros consumidores, empresariais ou particulares”.

Segundo nota à imprensa da Energia Unida, vão ser instalados mais de três mil painéis solares fotovoltaicos nas instalações industriais e de logística da Plastidom/Domplex, de Leiria, capazes de atingir uma produção anual de 2.598 MWh.

Com esta instalação a empresa reduz a sua dependência da energia da rede em cerca de 20%, consegue uma poupança global de 6,8 milhões de euros e uma redução de 689 toneladas em emissões CO2.


“É com enorme satisfação que abraçamos este projecto com a Energia Unida pois, para além das empresas, também as famílias poderão usufruir das suas enormes vantagens”, apontam João Russo e Miguel Rufino Salustiano.


“Cremos que este é um avanço concreto na procura pela independência energética, sendo esta cada vez mais uma condição para garantir a sustentabilidade do nosso sector, para além dos benefícios ambientais que comporta. Acreditamos ser esta a fórmula para contornar a instabilidade criada pelas condições geopolíticas do momento”, destacam os responsáveis da Plastidom/Domplex.  


Para José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, “as Comunidades de Energia Renovável são a melhor forma de fomentar a produção de energia renovável de forma descentralizada, sendo claros os benefícios para todos os sectores, mas também para os consumidores”.


“A Plastidom/Domplex, o nosso primeiro parceiro no sector industrial, reconhece o poder transformacional desta energia do futuro para a sua actividade, mas também para toda a comunidade ao seu redor”.