Sociedade

Polícia Judiciária de Leiria faz buscas na Câmara de Ourém e na Junta de Freguesia de Fátima

20 mai 2021 18:04

Presidente confirma presença de inspectores em sua casa e na junta

policia-judiciaria-de-leiria-faz-buscas-na-camara-de-ourem-e-na-junta-de-freguesia-de-fatima
Os inspectores da PJ de Leiria estiveram hoje na Câmara de Ourém
Ricardo Graça/Arquivo
Elisabete Cruz e Maria Anabela Silva

A Polícia Judiciária de Leiria realizou hoje buscas na Câmara Municipal de Ourém e na Junta de Freguesia de Fátima. Em causa estão suspeitas de crimes económico-financeiros.

Humberto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Fátima, confirma ao JORNAL DE LEIRIA que os inspectores da PJ estiveram na sua residência logo de manhã, "de onde não levaram nada" e nas instalações da junta.

"Levaram três ou quatro pastas com documentos, alguns de contabilidade. Presumo que terá a ver com processos de terrenos e caminhos, que a junta está a tentar reaver", afirma, salientando que está de "consciência completamente tranquila".

O autarca garantiu ainda que forneceu todos os dados pedidos, pois "não há nada a esconder".

Luís Albuquerque, presidente do Município de Ourém, também confirma que a PJ esteve na autarquia, na sua ausência. "A minha presença nem foi solicitada. Os serviços prestaram todos os esclarecimentos que foram solicitados", adianta o autarca, ao garantir que se encontra de "consciência completamente tranquila".

"Isso são processos que nem passam por mim", reforça.

"O Município informa que a Polícia Judiciária esteve no edifício-sede da Câmara e da Assembleia Municipal, esta quinta-feira, no decorrer de algumas investigações em curso", refere uma nota de imprensa.

O mesmo comunicado acrescenta que o "Município facultou toda a documentação exigida, dispondo-se desde a primeira hora a prestar toda a colaboração necessária e manifestando prontidão total para continuar a colaborar com a justiça em prol do dever de transparência e do respeito pela verdade".

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou as suspeitas poderão estar relacionadas com o sector das pedreiras, com o envolvimento de uma empresa.

Notícia actualizada às 18:30 horas, com declarações e comunicado do presidente e da Câmara de Ourém