Sociedade

Politécnico de Leiria abre Núcleo de Formação em Pombal com seis TeSP

2 jul 2021 18:02

A escolha destes TeSP foi feita em função da necessidade de profissionais e de competências específicas das empresas

politecnico-de-leiria-abre-nucleo-de-formacao-em-pombal-com-seis-tesp
Seis cursos de formação curta vão arrancar já no próximo ano lectivo
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria vai abrir um Núcleo de Formação em Pombal, que irá arrancar no próximo ano letivo com seis cursos Tecnológicos Superiores Profissionais (TeSP). O protocolo assinado hoje entre o Politécnico de Leiria e o Município de Pombal para a criação do novo Núcleo de Formação prevê instalar este polo “numa localização perto do centro da cidade, em estruturas modulares e com todas as condições para o seu funcionamento”, sendo esta vertente da responsabilidade da autarquia.

Com cerca de 120 vagas disponíveis, o Núcleo de Formação de Pombal do Politécnico de Leiria terá, neste primeiro ano de funcionamento, seis cursos TeSP da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e da Escola Superior de Saúde (ESSLei).

Comunicação Digital, Intervenção Social e Comunitária, Inovação e Tecnologia Alimentar, Marketing Digital no Turismo, Secretariado Clínico e Gerontologia são as formações disponibilizadas para o próximo ano letivo.

“A escolha destes TeSP foi feita em função da necessidade de profissionais e de competências específicas das empresas, organizações sociais, agentes e operadores de turismo, assim como de prestadores de cuidados de saúde”, adiantou à Lusa o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.

A escolha teve ainda em conta a “oferta de cursos profissionais da região, particularmente de Pombal e que estarão alinhados, direta e indiretamente, com um prosseguimento de estudos para o ensino superior”.

“Sabemos que só há um desígnio do conhecimento e que para sermos uma sociedade com mais conhecimento, mais alegre e com melhores salários temos de aprender mais. Há uns períodos da nossa vida que nos podemos deslocar para uma determinada instituição, mas há outros em que temos de aprender onde trabalhamos”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Manuel Heitor acrescentou que o “ensino superior a proximidade é um fator absolutamente decisivo para o futuro de Portugal”, ao referir que existem no país formações curtas em 125 localidades e, “no próximo ano letivo serão 134”.

“Vivemos num mundo em contínua mudança e, por isso, temos de estar sempre a aprender. A única forma de estar sempre a aprender é ter ensinos diferentes, muito diversificados e de proximidade. Perante o exemplo do Politécnico de Leiria em alargar o seu âmbito a diferentes municípios é particularmente importante, porque hoje sabemos que o conhecimento cria emprego”, sublinhou o governante socialista.

Rui Pedrosa sublinha que o “Politécnico de Leiria tem o seu foco no desenvolvimento e sustentabilidade regional”.

“Neste contexto, temos a nossa abrangência territorial bem definida e que passa pelas comunidades intermunicipais de Leiria e do Oeste. Com este novo núcleo de formação em Pombal marcamos uma posição estratégica no norte da CIM de Leiria e no limite norte do distrito de Leiria. Já tínhamos efectuado tal investimento em Torres vedras, marcando uma posição geográfica no limite sul da CIM Oeste”, acrescentou.

O presidente do Politécnico de Leiria destacou ainda que Pombal possui um “tecido económico dinâmico e com empresas de referência em diferentes setores de atividade” e que “uma geolocalização relevante na região Centro, que está muito bem servida de transportes, nomeadamente ferroviários”.

Esta parceria com o Município de Pombal não se resume aos TeSP, existindo a “intenção de oferecer a curto/médio prazo pós-graduações e cursos curtos, dirigidos particularmente à requalificação de profissionais, mas também à qualificação de profissionais ao longo das suas carreiras”.