Sociedade

Politécnico de Leiria arranca com doutoramento no segundo semestre deste ano

15 jun 2020 12:09

Com 15 vagas, grau será dado em colaboração entre a Universidade do Minho e estabelecimento de ensino superior de Leiria

politecnico-de-leiria-arranca-com-doutoramento-no-segundo-semestre-deste-ano
ESTG participará activamente na aferição do grau de doutor
Ricardo Graça

É um doutoramento em Fabrico Digital Directo para as Indústrias dos Polímeros e Moldes e será acreditado pelo período máximo de seis anos. É o primeiro doutoramento em associação entre politécnicos e universidades e resulta da colaboração entre a Universidade do Minho e o Politécnico de Leiria.

O programa de doutoramento vai arrancar no próximo ano lectivo de 2020/2021 com 15 vagas, e terá a duração de seis semestres.

"Este ciclo de estudos, fruto de uma parceria inédita no País, que, pela primeira vez, junta um politécnico e uma universidade na criação de um programa doutoral, acaba de ser aprovado com a acreditação máxima atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), sendo válido por um período de seis anos", refere o Politécnico de Leiria, em nota de imprensa.

Os estudos e as aulas serão repartidas entre a Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, e o Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria, envolvendo também dois centros de investigação, o IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho e o CDRsp - Centro para Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria, avaliados pela Fundação pela Ciência e a Tecnologia com Muito Bom e Excelente, respetivamente.

Por motivos da orgânica académica e legislação vigente, o grau de doutor será conferido pela Universidade do Minho, no ramo de doutoramento em Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, ciclo de estudos a que se poderão candidatar "os titulares do grau de Mestre em Engenharia ou equivalente legal, os licenciados em engenharia em áreas afins detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, e quem apresente um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste doutoramento".

"A Universidade do Minho e o Politécnico de Leiria têm vindo a trabalhar de forma estreita e sistemática desde 1997. Os tópicos de interesse científico do IPC, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e da ESTG e do CDRSP, do Politécnico de Leiria, cruzam-se e permitem sinergias que se tem vindo a revelar catalisadoras de novas ideias e projectos", refere Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

"Este é o primeiro doutoramento em associação que envolve um Politécnico e uma Universidade em Portugal. É um marco histórico e um devido reconhecimento da capacidade científica do Politécnico de Leiria, da ESTG e do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto", considera, por seu turno, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.