Covid-19

Politécnico de Leiria assina protocolo com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social para realizar testes de diagnóstico Covid-19

25 abr 2020 20:24

Assinatura decorre no próximo dia 27 de abril

politecnico-de-leiria-assina-protocolo-com-o-ministerio-da-solidariedade-e-seguranca-social-para-realizar-testes-de-diagnostico-covid-19
Assinatura decorrerá em Peniche
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria vai assinar no próximo dia 27 de abril, segunda-feira, pelas 9:15 hora, o protocolo que formalizará a entrada em funcionamento de um laboratório para diagnóstico da covid-19, no Edifício Cetemares, em Peniche.

O protocolo, que irá ser assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem como finalidade o estabelecimento de uma parceria que visa promover o apoio, em particular no distrito de Leiria, às populações mais vulneráveis no contexto do estado de emergência nacional decorrente da pandemia internacional provocada pela doença.

A assinatura do protocolo contará com a participação da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Este será um centro onde serão aplicados testes de diagnóstico da doença aos utentes e trabalhadores das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e dos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) nas Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria, Região de Coimbra, Oeste, Médio Tejo, e noutros locais que se mostre como necessário, sob coordenação do Instituto da Segurança Social.

O laboratório do Politécnico de Leiria, que entrará de imediato em funcionamento, detém meios e recursos para desenvolver e aplicar testes de diagnóstico da covid-19, instrumento essencial para, junto das populações mais vulneráveis, poder diagnosticar, prevenir, programar e delinear as estratégias de mitigação do contágio da população.

Certificado pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge, o centro vai funcionar com a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria e terá uma capacidade prevista de 90 testes diários. A curto prazo espera-se poder duplicar o número de testes a realizar.