Sociedade

Politécnico de Leiria associa-se a Digital Valley para promover um cluster nacional em jogos digitais

6 abr 2022 11:41

Protocolo tenciona potenciar a oferta formativa e o crescimento dos videojogos no País

politecnico-de-leiria-associa-se-a-digital-valley-para-promover-um-cluster-nacional-em-jogos-digitais
O administrador da Techframe, Carlos Mora, a directora executiva do movimento Digital Valley, Gorete Lopes, e o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, assinaram o protocolo na sexta-feira
DR

O Politécnico de Leiria associou-se ao movimento Digital Valley, criado pela Techframe, na promoção de um cluster nacional em jogos digitais, com o protocolo de colaboração, celebrado na sexta-feira, na Futurália, em Lisboa.

A finalidade desta iniciativa é aumentar a “visibilidade e o acesso a linhas de apoio e a redes de investimento nacionais e internacionais”, recorrendo ao “estabelecimento de protocolos entre diversas unidades de formação e com outras empresas internacionais de jogos digitais”, anunciou o politécnico em nota de imprensa.

O contributo de cada organização em projectos é “dado mediante a sua especialidade”, acrescenta o comunicado.

“Este protocolo é muito importante para o Politécnico de Leiria porque é o reconhecimento da qualidade do trabalho que temos desenvolvido, bem como do investimento na qualidade dos professores, técnicos e investigadores, e nas infra-estruturas pedagógicas e científicas, em particular no âmbito da licenciatura de Jogos Digitais e Multimédia”, declara o presidente do Politécnico de Leiria.

Rui Pedrosa acredita que o protocolo possibilitará ao estabelecimento de ensino superior “integrar um movimento que tem uma elevada massa crítica e que posicionará Portugal de um modo distintivo na área dos jogos digitais”.

“Esta visibilidade do movimento abrirá novas oportunidades, nomeadamente na área dos serious games, mas também na utilização das estratégias de “gamificação” associadas a processos de aprendizagem mais activos e atraentes em múltiplas áreas de conhecimento”, afirma o presidente do Politécnico de Leiria.

A Digital Valley foi criada com o objectivo de “promover a estreita ligação entre formação, indústria e Governo e todas as entidades que determinam o crescimento e o sucesso da indústria de jogos digitais em Portugal”.