Sociedade

Politécnico de Leiria cria empresa spin-off na área da saúde  

5 out 2020 12:21

O projecto já potenciou o registo da patente de um dispositivo para diagnóstico precoce de doenças metabólicas

politecnico-de-leiria-cria-empresa-spin-off-na-area-da-saude
Primeira empresa spin-off do Politécnico de Leiria serve para estimular iniciativas empresariais suportadas pelo conhecimento gerado na instituição
Ricardo Graça/Arquivo

A Sensimeter – Healthcare and Technology Solutions é a recente empresa spin-off do Politécnico de Leiria, que desenvolve actividades de investigação, concepção, desenvolvimento e inovação, produção e comercialização de equipamentos, materiais, produtos, técnicas, tecnologias, software e meios tecnológicos aplicados, em especial, aos cuidados de saúde.  

Criada no final de Setembro, esta spin-off nasceu impulsionada pelo projecto de investigação CBmeter, reconhecido no programa de empreendedorismo Poliempreende, e premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com a atribuição da Bolsa Bragança Parreira SPD/Roche, na área da tecnologia em diabetes. 

O projecto já potenciou o registo da patente de um dispositivo para diagnóstico precoce de doenças metabólicas, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.  

A instituição de ensino superior já possui estruturas de apoio aos seus investigadores e empreendedores que pretendam constituir empresas a partir de actividades de investigação e desenvolvimento de excelência realizadas em articulação com a instituição, acrescenta o comunicado.    

“Esta é a primeira empresa spin-off depois da criação de um regulamento específico para estimular estas iniciativas empresariais suportadas pelo conhecimento gerado no Politécnico de Leiria. As empresas que tenham a chancela Politécnico de Leiria Spin-Off podem usufruir do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Politécnico, nomeadamente através do envolvimento das unidades orgânicas e de investigação, de serviços de apoio à inovação, transferência e valorização de conhecimento, entre outras”, explica Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

O objectivo, diz o responsável citado na nota de imprensa, é “assegurar a protecção da propriedade intelectual e promover a partilha de conhecimento com impacto para a sociedade”.

“Esta nova estratégia visa incentivar a criação e o crescimento de mais spin-off”, reforça. 

A Sensimeter presta actividades de consultoria para a gestão das organizações, bem como serviços de saúde com base em plataformas electrónicas, ou em estabelecimentos físicos, directamente ou em parceria com outras entidades, de direito público ou privado.  

Esta spin-off do Politécnico de Leiria desenvolve actividades de divulgação, de comunicação científica e de promoção da educação e formação especializada com base científica e tecnológica, valorizando as competências pessoais e organizacionais.

 “O futuro da empresa passa por continuar a desenvolver novas ideias e projectos de investigação, reforçando a necessidade de levar este conhecimento para o mercado para que fique à disposição da comunidade”, sublinha Maria Pedro Guarino, líder da empresa que é acompanhada nesta aventura empresarial por mais quatro professores e um investigador do Politécnico de Leiria.

Veja Também