Sociedade

Politécnico de Leiria entra na rede de instituições de ensino superior do sudoeste europeu

30 set 2022 16:54

Adesão foi formalizada na Assembleia Geral da CRUSOE

politecnico-de-leiria-entra-na-rede-de-instituicoes-de-ensino-superior-do-sudoeste-europeu
O Politécnico de Leiria associou-se à Associação CRUSOE - Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria associou-se à Associação CRUSOE - Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu, tendo a sua adesão sido formalizada no dia 27 de Setembro, durante a Assembleia Geral da CRUSOE, na Universidade de Aveiro.

Após a realização da Assembleia, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, participou na reunião da RESOE - Macrorregião do Sudoeste Europeu & CRUSOE com os representantes dos governos regionais da Macrorregião da RESOE, que compõem o grupo de trabalho sobre investigação, educação, universidades e inovação, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.  

"A adesão a esta rede representa um contributo muito relevante para o desenvolvimento sustentável e para a especialização inteligente da nossa região, pois permite-nos fortalecer o potencial de captação de investimento para I&D", afirma Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado na nota de imprensa.

A Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu é uma associação sem fins lucrativos e de âmbito internacional.

O objectivo do CRUSOE consiste em contribuir para a melhoria da educação superior e o desenvolvimento territorial, através da cooperação interuniversitária, o diálogo entre universidades e agentes sociais, além da cooperação institucional com governos regionais e estatais, informa a instituição.

Criada em 2011, a CRUSOE integra mais de duas dezenas de universidades e politécnicos portugueses e espanhóis, das regiões Norte e Centro de Portugal, e das regiões Astúrias, Castela e Leão, Cantábria e Galiza, de Espanha.

Fazem parte da CRUSOE mais de 150 grupos de investigação de referência nacional em Espanha e Portugal, e perto de 240.000 estudantes distribuídos por mais de 40 campi (quatro deles qualificados como excelência internacional).

Já a Macrorregião do Sudoeste Europeu - RESOE, a primeira a formar-se na Península Ibérica, foi constituída em 2010 pela CCDR-N e pelas Junta da Galiza e Junta de Castela e Leão, com objectivos de promover oportunidades comuns em matéria de mobilidade e a logística, investigação e desenvolvimento tecnológico e indústrias do automóvel e componentes.