Sociedade

Politécnico de Leiria ganha mais 121 vagas para a primeira fase de acesso ao ensino superior

4 set 2021 10:39

Metade das novas vagas a disponibilizar pelo Politécnico de Leiria serão para a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.

politecnico-de-leiria-ganha-mais-121-vagas-para-a-primeira-fase-de-acesso-ao-ensino-superior
Politécnico de Leiria reforçou oferta com mais 121 vagas
Ricardo Graça

O Politécnico de Leiria vai dispor de mais 121 vagas ainda para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Este acréscimo acontece no âmbito do reforço de vagas no País aprovado pelo Governo para responder ao número recorde de candidatos.

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao total de 52.963 vagas iniciais, somam-se agora 3.080, o que representa um aumento de 6%.

Do total de vagas adicionais, o Politécnico de Leiria foi contemplado com 121, com destaque para a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, que saiu reforçada com mais 61 lugares.

O curso de Gestão Turística e Hotelaria, da ESTM, foi, dentro do Politécnico de Leiria, aquele que teve maior reforço (mais 15 vagas), seguindo-se o de Marketing Turístico, também desta escola, com mais 10 lugares.

Na ESTM, irá também haver mais vagas nos cursos de Animação Turística (3), Biologia Marinha e Biotecnologia (9), Biotecnologia (8), Gestão de Restauração e Marketing (5), Gestão de Eventos (5) e Turismo (6).

À Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) foram atribuídas mais 28 vagas, distribuídas pelos seguintes cursos: Administração Pública (3), Biomecânica (3), Engenharia Automóvel (5), Engenharia e Gestão Industrial (1), Engenharia Informática (2), Engenharia Mecânica (2), Jogos Digitais e Multimédia (6), Marketing (1) e Solicitadoria (5).

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria vai ter mais 15 vagas. Este reforço abrangerá os cursos de Educação Social (4), Serviço Social (4), Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português (4) e Desporto e Bem-Estar (3).

A Escola Superior de Saúde de Leiria disponibilizará mais 13 vagas. Destas, seis são para o curso de Terapia da Fala, quatro para Diatética e Nutrição, duas para Terapia Ocupacional e uma para Fisioterapia.

A Escola Superior de Arte e Design, em Caldas da Rainha, terá apenas quatro vagas adicionais, distribuídas pelos cursos de Artes Plásticas, Design de Ambiente, Design do Produto – Cerâmica e Vidro e Programação Cultural, todos com mais um lugar.

Maior reforço em Lisboa e Porto

A nível nacional, do total de 3.080 vagas, o maior reforço foi no Porto e em Lisboa: a Universidade do Porto vai ter mais 414 lugares disponíveis e outros 287 para o Politécnico, enquanto a Universidade de Lisboa tem um reforço de 368 e o Politécnico 199. Só uma instituição - o ISCTE, em Lisboa – optou por não fazer qualquer reforço.

Entre os politécnicos, Leiria foi o quarto com maior reforço, atrás de Lisboa, Porto e Coimbra.

“O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público”, justifica a tutela em comunicado.

Este ano, a primeira fase do concurso nacional de acesso às universidades e politécnicos contou com 63.878 candidaturas, mais 11 mil em comparação com as vagas disponibilizadas inicialmente e o maior número desde 1996.

O aumento excepcional das vagas já tinha sido decidido em Conselho de Ministros na semana passada, na sequência de um parecer positivo da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cabendo depois às próprias instituições definir as vagas adicionais.

 

Aberto período excepcional de candidatura

As vagas adicionais vão ser disponibilizadas ainda durante a primeira fase, cujo prazo de candidatura terminou em 20 de Agosto e, por isso, será aberto um período excepcional para os alunos poderem rever as suas preferências. Entre terça-feira e quinta-feira, a plataforma de candidatura online, na página da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) (http://www.dges.gov.pt), vai reabrir para os que quiserem rever as suas opções de candidatura. A lista actualizada das vagas a concurso para todos os 1.070 cursos será disponibilizada no mesmo site até segunda-feira, onde também serão divulgados os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso no dia 27 de Setembro.