Sociedade

Politécnico de Leiria obtém avaliação máxima pela A3ES

30 dez 2023 17:42

Decisão sobre a acreditação por mais seis anos deverá ser tomada no próximo mês

politecnico-de-leiria-garante-acreditacao-por-mais-seis-anos

A Comissão de Avaliação Externa (CAE) seleccionada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) recomendou a acreditação do Politécnico de Leiria pelo período de seis anos, o máximo legalmente possível, no âmbito do Processo de Avaliação Institucional (AINST 2022).

Segundo a A3ES, o relatório será submetido ao Conselho de Administração da A3ES para decisão final, que deverá ser tomada previsivelmente em Janeiro de 2024.

Segundo o relatório da CAE, citado pelo Politécnico de Leiria, a instituição de ensino superior, "demonstrou bons resultados na generalidade dos aspectos avaliados, com pontos fortes relevantes nas áreas ligadas à oferta formativa, processos e metodologias de ensino, garantia de qualidade, investigação e mobilidade".

O Politécnico de Leiria informa que este processo tem como objectivo "avaliar a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e das respectivas unidades orgânicas, analisando a estratégia futura para garantir a gestão de qualidade das actividades, assim como o grau de cumprimento da missão institucional".

"Esta certificação oficial é o reconhecimento do elevado grau de qualidade do desempenho institucional do Instituto Politécnico de Leiria e valida o esforço e a dedicação de todas as partes para a melhoria contínua da instituição e do seu projecto pedagógico, científico e cultural, acompanhando, assim, a evolução do ensino superior a nível nacional e internacional", afirma Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, citado na nota de imprensa.

Estratégia e governança (projecto educativo, científico e cultural, gestão da qualidade), ensino (oferta educativa, metodologias de ensino, formação ao longo da vida, estudantes, diplomados), investigação e transferência de conhecimento (investigação, desenvolvimento tecnológico e produção artística, transferência de conhecimento), internacionalização e cooperação (internacionalização e cooperação nacional com instituições e com a sociedade) e recursos (pessoal docente e investigador, pessoal técnico, administrativo e de gestão, instalações e equipamentos e sensibilidade institucional) foram alguns dos temas avaliados.

No relatório da CAE foi também analisada a relevância do tema de desenvolvimento seleccionado pelo Politécnico de Leiria para a sua estratégia institucional, que passa pela "criação de mais valor nas regiões onde está inserido, através do ensino superior, da I&D+i e da valorização do conhecimento com impacto no desenvolvimento sustentável regional e global".

A instituição assume como grande objectivo a concretização da sua evolução para universidade, com vista a aumentar a sua relevância social e oportunidades reconhecidas de formação avançada em Portugal e na Europa, e atrair mais talento e maior investimento para a região.

Este tema seleccionado pela instituição, que defende a sua evolução para universidade, trata-se não só de um “assunto relevante” para a estratégia institucional, como um “objectivo justificado e ambicioso”, aponta o relatório do CAE.

O processo de avaliação institucional teve por elemento fundamental o Relatório de Autoavaliação Institucional, submetido na plataforma da A3ES no passado mês de Junho, e a visita institucional realizada pela CAE ao Politécnico de Leiria nos dias 21 e 22 de Novembro de 2023, tendo reunido com os vários intervenientes da instituição em reuniões de esclarecimento do conteúdo do relatório de auto-avaliação institucional.

A missão da A3ES consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.