Sociedade
Politécnico de Leiria integra o projecto Runners4All
A iniciativa europeia oferece uma abordagem intergeracional à prática desportiva

O projecto europeu Runners4All, promovido pela associação Timing Ljubljana, em colaboração com a EUSA – Associação Europeia de Desporto Universitário e com a FADU Portugal – Federação Académica do Desporto Universitário, foi integrado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), com o intuito de “promover a prática desportiva e um estilo de vida saudável” entre os estudantes.
Índices recentes apontam para uma quebra na prática desportiva e na actividade física regular entre os estudantes universitários, informa o Politécnico. O Runners4All, através da dinamização de um programa regular de corrida, tem como objectivo incentivá-los a serem mais activos.
O IPL ressalva que “um foco especial do projecto” é a selecção e formação de um estudante-mentor, ao qual compete estimular a comunidade académica para os programas de corrida e actividade física.
Esta função é assumida pelo estudante-atleta Tomás Estevães. Três vezes campeão do Leiria Run, o formando na licenciatura em Desporto e Bem-Estar conta com “um percurso de relevo” na modalidade de trail.
A partir do início do próximo ano lectivo, Tomás terá a responsabilidade de organizar um workshop introdutório à prática da corrida para os estudantes interessados e incentivar os jovens a juntarem-se a acções de formação.
Irá também estimular a participação da comunidade académica em sessões de treino regulares da modalidade atletismo – como é o caso das semanais Brisas do Lis Night Run – e, ainda, apoiar os alunos que pretendam participar na 1.ª Corrida Europeia Universitária – European Students Run, integrada na 29.ª Maratona NLB de Ljubljana, na Eslovénia, agendada para 19 de Outubro de 2025.
O Runners4All, destaca o Politécnico de Leiria, promove o programa Erasmus+ através do equilíbrio dos “valores europeus e desportivos comuns dos participantes”, reafirma a necessidade de uma aprendizagem contínua e envolve e capacita os jovens universitários no processo organizativo.