Sociedade

Politécnico de Leiria junta-se ao projecto Geoparque do Oeste, que quer selo Unesco

30 jun 2020 13:42

Cinco municípios alimentam ambição de candidatura ao estatuto de geoparque reconhecido pela Unesco. Politécnico de Leiria vai desenvolver o plano estratégico

politecnico-de-leiria-junta-se-ao-projecto-geoparque-do-oeste-que-quer-selo-unesco
Assinatura do protocolo, esta segunda-feira, 29 de Junho
CMP

Foi assinado ontem o protocolo que entrega ao Politécnico de Leiria, enquanto parceiro, a responsabilidade de desenvolver o plano estratégico do projecto Aspiring Geoparque do Oeste.

Além do Politécnico de Leiria, estão envolvidos cinco municípios, que em 2017 se juntaram com o objectivo de apresentar uma candidatura que conduza ao reconhecimento pela Unesco do Geoparque do Oeste. São eles Peniche, Lourinhã, Óbidos, Bombarral e Torres Vedras.

Actualmente, o projecto está na fase de aspirante a Geoparque”, esclarece o Município de Peniche.

Existem em Portugal cinco geoparques, sendo que a Unesco mostra abertura para a existência de mais dois ou três em território nacional, a acrescentar aos 147 actualmente existentes em todo o mundo e reconhecidos por esta entidade”, refere a autarquia.

Desde 2017, têm sido desenvolvidos esforços no sentido da criação de um parque deste tipo no território dos cinco municípios, através de contactos com associações, empresas e instituições de ensino.