Economia

Politécnico de Leiria lidera observatório de turismo do Centro

18 mai 2022 21:03

Entidades pretendem integrar estrutura na rede dos observatórios de turismo sustentável da Organização Mundial do Turismo

politecnico-de-leiria-lidera-observatorio-de-turismo-do-centro

O Politécnico de Leiria vai liderar e coordenar o Observatório de Turismo Sustentável do Centro. A instituição de ensino superior assinou hoje um protocolo com o Turismo de Portugal e com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal para a criação do observatório, que “vai monitorizar a actividade e indicadores do turismo na região Centro”, adianta Rui Pedrosa.

Segundo o presidente do Politécnico de Leiria, o observatório terá as “condições técnicas e científicas para que integre a lista dos observatórios de turismo sustentável da Organização Mundial do Turismo”.

“Toda a coordenação e responsabilidade técnica e científica é do Politécnico de Leiria, coordenada pelo professor Francisco Dias da área do Turismo. Contamos com a colaboração das instituições de ensino superior, nomeadamente na organização de um conselho consultivo científico, onde estão todas as universidades e politécnicos da região Centro”, acrescenta.

Rui Pedrosa afirma que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver um trabalho com a Turismo do Centro Portugal, “em prestação de serviços, de inovação de suporte a esta actividade, de recolha, monitorização e interpretação dos indicadores do turismo do centro”, de modo a “dar informação sólida, suportada com rigor científico”.

Esta análise irá contribuir para que haja uma “política pública que caminhe para a ideia do turismo sustentável e de um turismo cada vez mais resiliente e inteligente”.

Os estudos são produzidos e disponibilizados sob a forma de barómetros a todos os interessados do setor, que terão informação sobre alojamento, restauração e bebidas, transporte de passageiros, operadores turísticos, agências de viagem e guias-intérpretes e serviços culturais, entre outros.

“Não se consegue gerir aquilo que não se mede. Temos de perceber que empresas são estas, quais as suas prioridades e que recursos necessitam para podermos todos juntos trabalhar em prol desta ambição maior”, que é tornar Portugal no “destino mais competitivo do mundo no que ao turismo diz respeito”, adianta Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Competitivo, "em termos de sustentabilidade", que “também é justamente com essa missão que temos trabalhado desde há dois anos a esta parte”, diz ainda.

Rita Marques espera que o observatório “também evidencie os impactos positivos que o turismo tem proporcionado ao longo de vários anos”.

“Este é um sector de actividade que contribuiu muitíssimo para a criação do emprego, para atenuar este efeito de litoralidade versus interior e para maiores índices de coesão territorial”, adiantou a governante socialista.