Sociedade

Politécnico de Leiria preencheu 88,2% das vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

26 set 2021 14:15

Instituição tinha 2.036 vagas disponíveis para a primeira fase

politecnico-de-leiria-preencheu-882percent-das-vagas-na-primeira-fase-do-concurso-nacional-de-acesso-ao-ensino-superior
Politécnico de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

Após o anúncio do resultado das candidaturas de acesso ao ensino superior, revelado na noite passada, o Politécnico de Leiria fez as contas e anunciou que 88,2% das vagas disponíveis já foram preenchidas.

A instituição de ensino superior refere em comunicado que acolheu 1.796 novos estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

O Politécnico de Leiria tinha 2.036 vagas disponíveis para a primeira fase do CNAES.

"Os resultados da primeira fase são globalmente excelentes com quase 1.800 estudantes colocados", refere Rui Pedrosa, presidente do instituto, que adianta que 1.661 candidatos inscreveram cursos do Politécnico em primeira opção. "O que revela bem o reconhecimento da qualidade de formação. Com este resultado, bem como os resultados do ingresso nas licenciaturas pelos concursos especiais, incluindo os estudantes internacionais, teremos mais um ano de crescimento e afirmação do Politécnico de Leiria. Aos novos estudantes de licenciatura, acrescem os novos estudantes dos cursos TeSP e mestrados, facto que perspectiva, pela primeira vez, que teremos mais de cinco mil novos estudantes inscritos, no final de todas as fases dos diferentes concursos."

O comunicado revela que 35 cursos de licenciatura preencheram a totalidade das vagas disponíveis.

A Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) e a Escola Superior de Saúde (ESSLei) preencheram a totalidade das vagas.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) tiveram taxas de ocupação de 96%, 79,9% e 77,2%, respectivamente.

Entre os cursos que completaram a totalidade das vagas colocadas a concurso, os que registaram a média de entrada mais alta – do último estudante colocado – foram: Design Gráfico e Multimédia (165,5), Fisioterapia (163,4), Design Industrial (158,2), Artes Plásticas (153,2), Enfermagem (151,8), Jogos Digitais e Multimédia (149,7), Dietética e Nutrição (148,8), Som e Imagem (148,4), Teatro (145,1) e Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (144,3).