Economia
Politécnico de Leiria reúne tecido empresarial em encontro internacional
Dar continuidade à aproximação entre o ensino superior politécnico e o meio empresarial é um dos objectivos
Reforçar a internacionalização do ensino superior politécnico português e dar continuidade à aproximação entre o mesmo e o meio empresarial, apoiando-o na sua internacionalização, é o objectivo dos Encontros de Internacionalização de Empresas (PPIN).
O III Encontro, cuja organização está a cargo do Politécnico de Leiria, decorre nos próximos dias 2 e 3 de Maio, segunda e terça-feira, no Edifício da Nerlei, em Leiria.
A sessão de abertura está agendada para segunda-feira, pelas 14:30 horas, com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Maria José Fernandes, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), e Nuno Mangas, presidente do COMPETE.
Segue-se uma apresentação sobre Transferência de conhecimento: As instituições de ensino superior e o seu papel na conexão internacional, a cargo de Cleber Cristiano Prodanov, reitor da Universidade Feevale (Brasil).
Quando forem 15:30 horas, decorre a apresentação de Armando Pires, presidente da EURASHE, acerca do tema A importância das Universities of Applied Sciences para a internacionalização das regiões.
Internacionalização de empresas – perspectiva das empresas é o mote do primeiro debate, agendado para as 16:30 horas, com moderação de Anabela Martins, pró-presidente do Politécnico de Bragança.
Para as 20 horas está marcado um jantar conferência, que vai contar com as intervenções de Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e de Ruaidhri Neavyn, consultor do Ensino Superior da Irlanda.
Os trabalhos do encontro retomam na terça-feira, pelas 10 horas com um segundo painel de debate em torno do tema Internacionalização de empresas – perspectiva das unidades de investigação e incubadoras, moderado por Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria.
Internacionalização de empresas – perspectiva de diplomados é o tema do terceiro painel de debate, com início às 11 horas e moderação de Artur Romão, pró-presidente do Politécnico de Portalegre.
A manhã termina com a intervenção de Paula Casari Cundari, directora de Relações Internacionais da Universidade Feevale (Brasil), sobre a temática A integração de ecossistemas potencializando a internacionalização das empresas.
Para a tarde estão agendadas visitas a empresas e unidades de investigação, nomeadamente à DRT Group, em Leiria, e à Matcerâmica, na Batalha.
Os Encontros de Internacionalização de Empresas pretendem envolver o tecido económico das regiões com o objectivo de transmitir aos mercados-alvo uma imagem colectiva do tecido empresarial e do Ensino Superior Politécnico, mostrando aos potenciais mercados internacionais e entidades representativas locais as condições e infraestruturas, e a articulação com as empresas para o reconhecimento internacional através da inovação, explica o Politécnico de Leiria em nota de imprensa.