Sociedade

Politécnico de Leiria vai estudar melhorias na ETAR das Olhalvas

22 jul 2020 15:16

Águas do Centro Litoral assina, esta tarde, um protocolo com o IPLeiria para a elaboração de um estudo que irá identificar as melhores opções para requalificar e modernizar a ETAR das Olhalvas.

politecnico-de-leiria-vai-estudar-melhorias-na-etar-das-olhalvas
Estudo irá definir as melhores opções para a requalificação/modernização da ETAR, localizada na cidade de Leiria
Jornal de Leiria/Arquivo

Investigar, identificar e definir as melhores opções para a requalificação/modernização da ETAR das Olhalvas, localizada em Leiria, adaptando-a “aos actuais condicionalismos regulamentares”, é um dos objectivos do estudo que o Politécnico de Leiria vai fazer.

O trabalho será feito ao abrigo de um protocolo de colaboração que será assinado, esta quarta-feira, e que envolve também a empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) e Câmara Municipal.

No âmbito desta parceria, que pretende aproveitar o “know-how” do IPLeiria, serão também estudadas e propostas medidas de “redução do impacto” que a ETAR “tem no contexto urbano e bacia hidrográfica em que se insere”.

O estudo irá ainda identificar possibilidades de “reutilização de parte da água tratada desta unidade, numa perspectiva de uso racional” dos recurso hídricos, “alinhando o papel destas infra-estruturas com os novos paradigmas ambientais”.

O protocolo prevê também que seja “desenhado” um plano que permita comunicar às populações o papel destas infra-estruturas e a sua importância para a qualidade de vida de todos.

Em comunicado, a AdCL explica que, com este protocolo, pretende recorrer à capacidade técnico-científica instalada no Politécnico de Leiria para a prestação de assessoria técnica e investigação científica na “definição das melhores metodologias e estratégias visando a requalificação/modernização” da ETAR das Olhalvas

Nesse sentido, “e a pensar na melhoria contínua em prol do ambiente e da saúde pública”, a AdCL “recorre assim ao know-how” do IPLeiria, “que tem se afirmado nos últimos anos como uma instituição focada na investigação, desenvolvimento e inovação”, pode ler-se numa nota de imprensa da empresa.