Sociedade

Pombal aprova 15 propostas de Orçamento Participativo

26 set 2015 00:00

Despistagem de demência, pontos de carregamento para veículos eléctricos, um espectáculo para o castelo e vários parques de merendas e lazer constituem a lista

pombal-aprova-15-propostas-de-orcamento-participativo-2158

São 15 as propostas do Orçamento Participativo de Pombal que constam na lista provisória de aprovação, publicada na semana passada pela comissão técnica de análise no portal Pombal Participa.

Das sugestões apresentadas pelos munícipes constam Mente Activa. Neste caso, a ideia é lançar um programa composto por uma avaliação inicial de despiste de demência, avaliando (através de aplicação testes específicos) o declínio cognitivo, em indivíduos com mais de 65 anos não institucionalizados.

Mobilidade Eléctrica é a proposta que pressupõe a criação de pontos de carregamento, para incentivar à substituição de carros e motas de combustão por veículos eléctricos.

Já o espectáculo temático – As lendas de Pombal no castelo pretende criar, com base em lendas do concelho, diferentes tipos de criação artística.

Música é também o mote para a quarta proposta. A Associação Grupo de Fados Amador de Pombal propõe-se realizar por mês duas actuações em dois lares de idosos.

A proposta cinco visa criar um comboio turístico na Praia do Osso da Baleia e a opção seis pretende levar a cabo o Festival Músicas do Mundo em Abiul.

Parque de actividades para adultos e crianças é a sétima proposta, a criar no Parque de Aventura e Lazer de Albergaria dos Doze.

A oitava sugestão vai no sentido da recuperação de moinhos de vento das Corujeiras/Cabeço Nelo, enquanto a nona opção, Melhor Servir a Comunidade, pretende dotar a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Almagreira de mais valências.

A proposta dez visa a construção de um vitral na Igreja Nossa Senhora da Guia. Segue-se a proposta 11, para criação do parque de Arborismo de Albergaria dos

Doze; a 12, que visa a cobertura dos Campos de Ténis de Pombal; a 13, de alargamento ou construção nova ponte Gafaria.

E, por fim, as propostas 14 e 15, para criar o Parque de Merendas junto à Lagoa da Senhora da Estrela e o Parque de Lazer e Manutenção Física, no Carriço.

Além destas, existem outras 11 ideias, que têm até amanhã para apresentar informação adicional.