Sociedade

Pombal aprova orçamento de 50,9 milhões de euros para 2024

1 dez 2023 14:40

Orçamento Municipal pretende priorizar desenvolvimento económico do concelho

pombal-aprova-orcamento-de-509-milhoes-de-euros-para-2024
Paços do Concelho de Pombal
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara de Pombal aprovou a proposta de orçamento para 2024, de 50,9 milhões de euros, "que prioriza o desenvolvimento económico do concelho e a promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas que escolhem Pombal para viver, estudar ou trabalhar", informa o município em nota de imprensa.

O documento, aprovado por maioria, com os votos contra dos vereadores do PS, será agora submetido à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

A elaboração do documento que orientará a gestão municipal no próximo ano surge num momento em que “vivemos um contexto de muitas incertezas e de forte instabilidade, tanto a nível nacional como internacional”, mas que “não é impeditivo de apresentarmos um orçamento e um plano de investimentos com ambição, rigoroso e que visa responder, de forma assertiva, aos principais desafios que temos pela frente, numa lógica de reforço de competitividade territorial e de aumento da nossa atractividade”, considera o presidente de câmara.

Referindo que o documento está “em linha com o Plano de Acção de Desenvolvimento Estratégico Pombal 2030, o novo ciclo de financiamento comunitário e a Agenda 2030 das Nações Unidas”, Pedro Pimpão está ciente que “vamos enfrentar desafios extraordinários devido à conjuntura global, o que faz com que seja cada vez mais preciso estarmos unidos na concretização dos nossos objectivos prioritários”.

 Consideradas como parceiros estratégicos, o documento prevê um montante de 4,04 milhões de euros para as 13 freguesias do concelho.

Por sua vez, 13,6 milhões de euros são destinados a áreas prioritárias (expansão e modernização de parques industriais, criação de espaços verdes e smart cities).

A educação, com destaque para a requalificação de escolas, construção do Polo de Inovação e Conhecimento e da Residência de Estudantes do Ensino Superior (ambos em articulação com o Politécnico de Leiria), tem uma verba inscrita de 7,5 milhões de euros.

Por sua vez, a saúde tem 1,25 milhões de euros previstos para projetcos de ampliação do Centro de Saúde de Pombal e a construção da Unidade de Saúde do Vale do Arunca.

O ambiente dispõe de uma verba de 1,9 milhões de euros, destacando-se o lançamento do Plano Estratégico de Reabilitação de Linhas de Água, a recolha de bio-resíduos e a criação de ecopontos florestais e ecocentros.

Entretanto, a rubrica da habitação, onde se insere a Estratégia Local de Habitação 1.º Direito e o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem, tem uma dotação de 5,7 milhões de euros, especifica a câmara.

O orçamento destaca ainda as verbas inscritas na área da agricultura e florestas (0,7 milhões de euros), ecossistemas de inovação (0,75 milhões), turismo (2,5 milhões), protecção civil e segurança (1,18 milhões), acção social (1,3 milhões), ordenamento do território (3,24 milhões), desporto, recreio e lazer (2,5 milhões), cultura (2,9 milhões), juventude (0,14 milhões).

Por sua vez, 12,15 milhões de euros são destinados a serviços colectivos, como saneamento (2,63 milhões), abastecimento de água (2,55 milhões), rede viária (6,54 milhões) e gestão energética e iluminação pública (0,438 milhões).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, o orçamento poderá ser incrementado por via de financiamento de fundos comunitários, provenientes do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relativo a candidaturas em curso ou a serem submetidas, podendo o investimento global atingir os 86 milhões de euros até 2028, refere a mesma fonte.