Sociedade

Pombal associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

23 nov 2015 00:00

Até dia 29 de Novembro o município organiza actividades para as escolas e população em geral

pombal-associa-se-a-semana-europeia-da-prevencao-de-residuos-2528

Uma Tonelada de Oportunidades e Cozinha Sustentável são as actividades programadas pelo município de Pombal, com o objectivo de aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos no concelho.

A Câmara associou-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que vai já na sua sétima edição, e pretende sensibilizar a população para a “problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, como animações, workshops”, entre outras acções, que visam “ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão”.

Assim, até dia 29 de Novembro está a decorrer nas escolas do concelho Uma tonelada de oportunidades, numa acção que envolve 20 escolas, abrangendo um total de 5305 alunos.

Em comunicado, a autarquia informa que esta iniciativa promove um concurso entre escolas, em que o principal objectivo é recolher a maior quantidade de materiais recicláveis (embalagens de plástico, metal, vidro e papel) e encaminhá-los para reciclagem, com o apoio da Valorlis.

A escola que recolher maior quantidade de resíduos ganha uma visita de estudo às instalações da Valorlis, incluindo a participação num atelier de reutilização e um ecoponto. A escola que ficar em segundo lugar conquista um atelier de reutilização a dinamizar pelos técnicos da autarquia e/ou Valorlis na escola e um ecoponto. A terceira classificada recebe um ecoponto.

Nos dias 26 e 27, no edifício Manuel Henriques, realiza-se uma acção dirigida à população em geral, que consiste numa campanha de educação ambiental, com vista a fomentar a prevenção da produção de resíduos na origem e a aumentar as taxas de separação e reciclagem de resíduos no concelho de Pombal.

Já no dia 28, pelas 10 horas, terá lugar o workshop Cozinha Sustentável, dirigido aos funcionários do município, que decorrerá no Expocentro. O objectivo é fomentar a prevenção da produção de resíduos, combater o desperdício alimentar e promover a alimentação saudável.