Economia

Pombal defende criação de plataforma logística regional no Carriço

8 mai 2023 15:02

Infra-estrutura forneceria soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o Porto da Figueira da Foz

pombal-defende-criacao-de-plataforma-logistica-regional-no-carrico
Pedro Pimpão defendeu equipamento estruturante para o concelho
Fotografia: CM Pombal

A criação de uma plataforma logística na freguesia do Carriço, no concelho de Pombal, foi defendida pelo presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, na sexta-feira, dia 5 de Maio, durante a abertura da “Feira dos 7”, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Carriço e das instituições e associações locais.

Citado por uma nota da autarquia, o autarca entende que a infra-estrutura deve fornecer soluções de logística intermodal, integrada e articulada com o Porto da Figueira da Foz, devendo ser inserido no financiamento do Portugal 2030, num esforço concertado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O equipamento ocuparia uma área de 60 hectares, localizada junto à Linha do Oeste e da A17. O investimento, público e privado estimado será entre 50 e 60 milhões de euros. 

A infraestrutura constituir-se-ia, como factor de competitividade para as exportações portuguesas, com ganhos ambientais, através da descarbonização da economia.

Pedro Pimpão referiu investimentos públicos para a freguesia do Carriço.

Além do alargamento da rede de saneamento básico e ampliação do cemitério e beneficiação da zona envolvente, orçamentadas em cerca de 200 mil euros, há a intenção de construir passeios e infraestruturas no troço da EN109 que atravessa a sede de freguesia, para “garantir a segurança rodoviária, num investimento superior a dois milhões de euros”.